Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ (21) 2545-2599

Como justificar o voto no exterior

Como justificar o voto no exterior

Você sabe o que fazer para justificar seu voto no exterior caso sua viagem esteja agendada para o mesmo período de eleições no Brasil? Como sabemos, todos nós brasileiros somos obrigados a votar e o governo exige que você explique o motivo da sua ausência. Portanto, se você estiver no exterior em um período de eleições presidenciais no Brasil poderá votar através da Zona ZZ, mediante a transferência de domicílio eleitoral do Brasil para o exterior. Justificar o voto somente se o turista não pediu a transferência.

Voto no exterior

Justificando a ausência do voto no exterior

Entre no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e faça o download do Requerimento de Justificativa Eleitoral. Após preencher tudo encaminhe pelo correio para o cartório da zona eleitoral (confira os endereços aqui) onde você está inscrito no Brasil junto com cópias dos seguintes documentos:

– Identidade

– Passaporte / Cartão de embarque / Reserva de hotel (Comprovantes de sua viagem)

– Comprovantes de residência (Carta de trabalho no exterior, matrícula em instituições educacionais estrangeiras, contas de água, luz ou telefone)

Você terá que apresentar a sua justificativa em até 60 dias depois de cada turno da eleição, ou até 30 dias após o retorno do eleitor ao país.

Tenho Domicílio Eleitoral no exterior, mas não poderei comparecer. Como faz?

Se você fez todo o trâmite da transferência de domicílio eleitoral para outro país, mas não poderá comparecer no dia das eleições, terá que justificar.

O procedimento é o mesmo citado acima, porém o requerimento e a cópia dos documentos podem ser entregues em uma Embaixada Brasileira no exterior até dia 4 de dezembro de 2014, com relação ao primeiro turno. No caso de segundo turno a data limita passa a ser 26 de dezembro de 2014.

Uma outra alternativa é encaminhar os documentos para Juízo da 1ª Zona Eleitoral do Exterior em Brasília para o endereço abaixo:

Juízo da 1ª Zona Eleitoral do Exterior | Zona Exterior – ZZ
Setor de Habitações Individuais Sul SHIS, QI 13 Lote 01
Lago Sul, Brasília – Distrito Federal, Brasil
CEP 71635-000

Contato: +55(61)2196-6157 (manhã), +55(61)2196-6147 (tarde)
Chefe: Juliana Caitano da Silva Bandeira – juliana@tre-df.gov.br
Substituto: Maria de Fatima Faria Nunes – fatimanunes@tre-df.gov.br

E então? Preparado para exercer a sua cidadania em países estrangeiros?

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

nove + dezoito =