: GMT +1
: Lac Kir
: Francês

Sobre Dijon

Dijon

Dijon é uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha-Franco-Condado, no departamento de Côte-d'Or.

Estende-se por uma área de 40,41 km². Em 2010 a comuna tinha 151.212 habitantes.

Ascende a 236.953 na área urbana de Dijon (2005). O centro histórico da cidade foi em 2015 incluído na lista do Património da Humanidade da UNESCO, integrado no sítio Climats de Borgonha.

A cidade conserva importantes obras de arte. Depois de Paris, é um dos centros culturais mais importantes do país.

Existem na cidade as igrejas de Saint Philibert, de estilo românico, Notre Dame (do século XIII), uma das obras mais importantes do estilo gótico, a igreja de Saint Michel (renascentista), e a catedral de Saint Bénigne (séculos XVIII e XIV), cuja cripta é do século XI.

Entre as inumeráveis casas e edifícios de caráter civil que se conservam, destacam o Palácio de Justiça e o palácio dos duques de Borgonha, atualmente Prefeitura e museu de Belas Artes.

Existe um cuidado grande de parques e jardins, sendo considerada por eles mesmos como cidade das quatro flores.

Uma das opções de parques a serem visitados é o Lac Kir, que no verão é um ótima opção para caminhar, passear e até mesmo banhar-se. Outros belos jardins, são o Jardin Darcy e o Jardin Botanique de l'Arquebuse.

A cidade oferece uma grande variedade de cinemas, restaurantes e compras. O centro da cidade possui uma rua de compras, com lojas como H&M, KIKO, Sephora, Mango, Fenac e Maille.

Outra opção de compras é o Shopping La Toison d'Or, que possui lojas como Primark, Hollister, Zara e Swarovisk.

Em relação aos restaurantes, além de apresentarem uma carta de vinhos excelentes, oferecem pratos típicos franceses, entre outras culinárias.

Ao redor do mercado central de Dijon, existem diversos restaurantes apreciados por turistas e pela população local.

A cidade também é extremamente viva, principalmente aos finais de semana.

Esta também é uma cidade universitária, com destaque para duas faculdades, a École Supérieure de Commerce de Dijon e a L'Université de Bourgogne.