: UTC+3
: Kadifekale
: 2,848 milhões de habitantes

Sobre Esmirna

Esmirna

Esmirna é uma cidade do sudoeste da Turquia situada na Região do Egeu. É capital da área metropolitana (büyükşehir belediyesi) e da província homônima.

Em 2012, a população da área metropolitana era 3 366 947 habitantes, o que faz dela a terceira maior cidade da Turquia. O distrito de İzmir tinha 76 598 habitantes, dos quais 59 214 no que é considerado o centro urbano (merkez).

A altitude média da cidade é de 30 m. De acordo com estudos etimológicos sobre Esmirna, a palavra em grego significa uma especiaria que se traduz como mirra.

A cidade era conhecida até ao princípio do século XX por ser uma das cidades mais cosmopolitas no mundo. Com 2 500 pessoas, a comunidade judia é a segunda maior comunidade da Turquia, a seguir a Istambul.

Depois da Guerra de Independência turca a população grega moveu-se para a Grécia. A população atual é predominantemente turca.

Esmirna é muitas vezes chamada "a pérola do Egeu". É considerada a cidade mais ocidentalizada da Turquia quanto a valores, ideologia, estilo de vida, e papéis de gênero.