: GMT +2
: Jaffa Old City
: Árabe

Sobre Jaffa

Jaffa

Jaffa é uma antiga cidade portuária de Israel, tida como uma das mais antigas do mundo. A partir de 1950, foi incorporada a Tel Aviv, formando uma única municipalidade e, por esta razão, a cidade israelense leva o nome oficial de Tel Aviv-Yafo.

Apesar de no passado ter sido a mais importante cidade árabe do que então era a Palestina histórica, hoje Yafo, como é conhecida pelos israelenses, é sobretudo judaica. Uma boa parte de seus residentes árabes deixaram-na no êxodo de 1948-1949, e a cidade foi um grande centro de acolhida a imigrantes judeus no período após a Independência de Israel (ver Guerra árabe-israelense de 1948).

Durante as duas ou três décadas seguintes houve problemas sociais no local, com pobreza, abandono e desleixo, sendo uma parte de Tel Aviv conhecida como "cidade do crime", realidade que agora faz parte do passado. Hoje Yafo está bem conservada, preservando sua atmosfera antiga, o que atrai turistas do país inteiro e de outras partes do mundo.

Nos fins de semana, é lá que as pessoas das outras regiões de Tel Aviv costumam fazer seus passeios. Muitos artistas estabeleceram em Yafo a sua morada e, cheia de cafés e clubes noturnos, Yafo é realmente um lugar interessante entre suas vielas antigas e colinas à beira mar.