: GMT +1
: Veneza
: 4,9 milhões
: Euro

Sobre Vêneto

Vêneto

O Vêneto é uma região do nordeste da Itália com 18.391 km² de superfície e 4,9 milhões de habitantes, sendo a quinta região mais povoada do país. A capital é Veneza.

Com 18.391 km², o Vêneto é a oitava maior região de Itália. Tem limites a leste com o Friul-Veneza Júlia, a norte com a Áustria (Tirol e Caríntia), a noroeste com o Trentino-Alto Ádige, a oeste com a Lombardia, ao sul com a Emília-Romanha e a leste com o mar Adriático (Golfo de Veneza). O ponto mais setentrional é a "Cima Vanscúro", perto do limite austríaco, o mais meridional é a "Punta di Goro", no delta do rio Pó.

O Vêneto é subdividido nas seguintes áreas geomorfológicas: a zona dos Alpes e das Dolomitas; a zona prealpina; as colinas (Colli Euganei, Berici, Asolani); a planície do rio Pó e dos seus afluentes: Ádige, Brenta, Piave, Sile, Livenza; a costa de leste do maior lago italiano, o lago de Garda; o litoral adriático, com numerosas lagunas. No total, 56,4% do território é planície, 29,3% montanhoso e 14,3% é composto de colinas.