(21) 2545-2599   |   (21) 98420-3655         

Dicas para não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior

Dicas para não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior

Ao planejar suas viagens internacionais, é muito importante saber que existem vários recursos que te ajudarão a não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você esteja ciente sobre como funciona o processo de troca de moedas e não ser pego de surpresa com cobranças inesperadas. Confira.

O erro mais comum: o aeroporto

Certamente este é o erro mais comum entre turistas que deixam para fazer câmbio no exterior. Sempre que possível, evite trocar seu dinheiro no aeroporto. Em geral, as casas de câmbio presentes nos aeroportos contam com as piores alíquotas, além de cobrarem taxas administrativas na maioria das vezes. Como muitos turistas inexperientes chegam em países estrangeiros sem nenhum dinheiro local, acabam precisando trocar seu dinheiro já no aeroporto emergencialmente, seja para pagar por um táxi ou por qualquer outro motivo.

casas de câmbio - viagens internacionais - Cruzeiros MSC - Dicas para não perder dinheiro
Ao fazer câmbio no exterior, em geral, as tarifas praticadas nos guichês dos aeroportos são as que oferecem as menores vantagens para o consumidor, independentemente do país

Normalmente, os viajantes acabam encontrando apenas uma única casa de câmbio no aeroporto. E é neste ponto que as empresas acabam tirando vantagem da situação, ao cobrarem valores de troca acima da média. Portanto, evite de todas as formas passar por esta situação. Deixe para trocar seu dinheiro só depois de se informar no hotel onde for se hospedar sobre casas de câmbio confiáveis ou bancos locais. Ou então, procure pela avenida principal da cidade onde estiver, pois sempre haverá um número considerável de bancos e casas de câmbio com taxas mais competitivas.

É claro que, hoje em dia, muitas pessoas optam por utilizar cartões de débito internacionais. Mas o viajante experiente sabe que, além do cartão, é muito importante ter na carteira dinheiro local durante uma viagem por vários motivos, principalmente para as famosas gorjetas, que na maioria das vezes precisam ser pagas em espécie.

Saiba tudo sobre gorjetas no exterior neste outro artigo em nosso blog.

Usando um cartão de débito internacional

cartão de débito internacional - viagens internacionais - fazer câmbio no exterior - levar dinheiro em um cruzeiro
A função de débito internacional é uma forma conveniente e simples de efetuar pagamentos durante sua viagem

Como falamos acima, um cartão de débito internacional é uma vantagem que todo viajante deveria aproveitar. Você poderá utilizar seu cartão de débito internacional para fazer a retirada de quantias maiores já na cidade de destino. Evite fazer várias retiradas, já que para cada retirada, uma taxa de serviço poderá ser cobrada. Esteja sempre ciente do que será cobrado antes de efetuar qualquer transação.

LEIA MAIS:

Visite seu banco antes de viajar

Deixe o banco ciente de sua viagem pois, por segurança, poderá haver bloqueio ao notarem movimentações incomuns em sua conta bancária. Certifique-se de visitar seu banco até 10 dias antes de sua viagem. Se for levar alguma quantia estrangeira com você, veja com seu gerente sobre a possibilidade de conseguir adquirir dinheiro estrangeiro com as melhores taxas de câmbio, assim como a redução de taxas administrativas. Muitos bancos oferecem valores mais competitivos para trocas cambiais, se compararmos com os guichês presentes nos aeroportos e demais locais de troca de valores.

cartão de débito internacional - dicas para não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior
Fale com seu gerente sobre sua viagem e o período que ficará fora. Assim, você evitará que suas compras sejam negadas por suspeita de uso indevido do seu cartão

Vale lembrar que na maioria das vezes, é mais vantajoso trocar a maior parte do dinheiro que gastará na viagem somente após sua chegada ao país de destino, ou seja, nas casas de câmbio ou bancos locais, e não no Brasil. O que você pode fazer é, antes de viajar, trocar uma pequena quantia, apenas para emergência, e pesquisar na internet quais são e onde ficam as casas de câmbio com melhores taxas na cidade para onde você está indo viajar.

Mas há mais um detalhe: de acordo com muitos especialistas no assunto, trocar moedas no Brasil só será vantajoso se a moeda for forte, como é o caso do euro e do dólar. Caso a moeda corrente do país de destino não seja uma destas duas opções, vale mais a pena levar com você quantias em euro ou dólar daqui do Brasil, e deixar para fazer o câmbio no exterior, ou seja, no país para onde está indo viajar.

Argentina: um caso à parte

Em nosso país vizinho, a Argentina, o dólar costuma ser aceito em larga escala, e muitas vezes você conseguirá pagar tudo com a moeda americana, até mesmo gorjetas, embora eles prefiram receber em pesos. Além disso, se você precisar comprar a moeda local, provavelmente conseguirá trocar seus dólares por pesos argentinos com taxas bem mais vantajosas.

Você sabia que a Argentina é uma das melhores opções de viagens na América do Sul para os brasileiros? Sem dúvida, Buenos AiresBariloche e Ushuaia são os destinos mais procurados. Confira todas as viagens para a Argentina disponíveis em nosso site!

Preciso levar dinheiro em um cruzeiro marítimo? Qual a moeda utilizada nos navios?

No caso dos cruzeiros marítimos, a situação não é muito diferente. Entretanto, você não precisará ficar com sua carteira em mãos, uma vez que o método de pagamento dos serviços extras oferecidos nos navios, bem como gorjetas e produtos comprados nas lojas localizadas no interior da embarcação, ocorre através do cartão do próprio navio, que também é a chave da sua cabine. Você só precisará lidar com valores excedentes na sua conta no final da viagem, na recepção do navio. Neste caso, cartões internacionais sempre são aceitos, bem como dinheiro vivo.

O dólar é a moeda utilizada em cruzeiros, embora em alguns casos, o euro também seja uma opção. Aqui vai a nossa dica: se precisar de dinheiro e não estiver com dólar em espécie, a forma mais fácil de obter dinheiro acaba sendo nos caixas eletrônicos, conhecidos internacionalmente como ATM. Estas máquinas normalmente aceitam cartões internacionais, tanto de débito como também de crédito. Em todo caso, fique atento com relação ao IOF cobrado, já que estas taxas costumam ser altas, pegando muitos turistas de surpresa.

levar dinheiro em um cruzeiro
Em uma viagem de cruzeiro, os gastos extras serão lançados na sua conta, que deverá ser fechada quando a viagem acabar, na própria recepção do navio

Não se esqueça que, embora a melhor parte de fazer um cruzeiro seja todo o entretenimento oferecido dentro das próprias embarcações, os navios também fazem curtas paradas (não obrigatórias) pelos portos das cidades (escalas), bem como em pontos turísticos. Por isso, nada melhor do que já deixar uma quantia de dinheiro em espécie separada para eventuais passeios em terra firme (em dólar ou euro).

Evite desperdícios

É muito importante que você calcule da forma mais precisa possível a quantia que irá converter. Desta maneira, você evitará desperdícios, uma vez que pode acabar retornando para casa com um dinheiro que você não irá utilizar. Além do mais, ao fazer novamente o câmbio do dinheiro estrangeiro para real (R$), você sairá perdendo duas vezes.

Agora que você já sabe algumas dicas para não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior, compartilhe nosso conteúdo com outras pessoas utilizando os botões no canto direito da tela.

Veja nossos pacotes de Viagens Internacionais e não deixe de aproveitar os Cruzeiros MSC Temporada 2019/2020

Acompanhe a Mar-Tha Rio nas redes sociais!

 Mar-Tha Rio no Facebook

 Mar-Tha rio no Instagram

Post relacionado
montreal-topo
10 pontos turísticos em Montreal para você conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos Considerada como uma das cidades mais belas e fascinantes da América do Norte, Montreal, município de Quebec, no Canadá, é uma cidade vibrante e cosmopolita. Neste artigo, listamos 10 pontos turísticos em Montreal para você conhecer. Confira! Sobre Montreal Montreal é um mix de diferentes culturas – não apenas a que foi deixada pelos colonizadores […]

Leia mais
feiras de natal nova york - christmas markets
10 atrações para você aproveitar dezembro em Nova York

Tempo de leitura: 5 minutos O mês de dezembro em Nova York é sinônimo de árvores de natal deslumbrantes, muitas luzes coloridas, e várias feiras natalinas, conhecidas por lá como Christmas Markets. Estas feiras são repletas de ítens de decoração, produtos artesanais, bem como comidas e bebidas da estação. Como esta é uma época em que a cidade está começando […]

Leia mais
como tirar o visto para os Estados Unidos - como funciona a entrevista - formulário DS-160 - processo para tirar o visto americano - documentos necessários para tirar o visto
Como tirar o visto para os Estados Unidos

Tempo de leitura: 4 minutos Quer saber como tirar o visto para os Estados Unidos? Estar preparado e conhecer bem todo o processo para o preenchimento do formulário DS-160 e para a entrevista é fundamental, além de ser uma excelente forma de aumentar as chances de ser bem-sucedido. Confira nosso passo a passo com informações úteis para brasileiros que desejam […]

Leia mais
Share via
Copy link
Powered by Social Snap