Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ (21) 2545-2599

Incríveis estações de metrô do mundo

Incríveis estações de metrô do mundo

Quando pensamos em estações de metrô, nós brasileiros logo imaginamos as plataformas cheias, sem muita beleza e pouca criatividade nos espaços comuns aos passageiros. Desde 1863 quando surgiu em Londres o sistema de transporte de metrô logo fez muito sucesso pela rapidez e atingiu 140 cidades do mundo. A Mar-Tha Rio traz para você algumas estações de metrô que vão além de uma plataforma e um simples espaço para embarque e desembarque. Confira as estações de metrô que viraram ícones de design e arquitetura ao redor do mundo.

Estações de Metrô do mundo

Bockenheimer Warte U-bahn (Frankfurt) – A principal atração nesta estação é a sua entrada, que reproduz um vagão de trem encravado na calçada. Quem assina esta arte é o arquiteto Zbiginew Pininsky.

Burjuman Station (Dubai) – Localizada abaixo do shopping BurJuman Mall, esta estação abriga as embaixadas do Reino Unido, Canadá e Holanda. Além do acesso ao shopping, a estação está conectada ao hotel 5 estrelas BurJuman Arjaan by Rotana. A coloração em azul e amarelo e as luminárias em formato de águas-vivas despertam a imaginação dos passageiros.

Estação Alameda (Lisboa) – A estação inaugurada em 1972 foi remodelada em 1998 pelo arquiteto Manuel Tainha, recebendo obras do pintor Noronha da Costa; Costa Pinheiro (painel de azulejos), Juahana Bloomstedt (padrões geométricos das paredes) e do escultor Alberto Carneiro.

Estação Arts Et Metiers (Paris) – Essa estação lembra um submarino por conta do revestimento metálico cor de bronze e as “escotilhas”. Por isso, ela leva o mesmo nome de um museu (Musée des Arts et Métiers de Paris) e integra as linhas 3 e 11.

Estocolmo (Suécia) – A cidade possui 100 estações e a maioria delas é decorada artisticamente, como a T-Centralen, projetada por Olof Ulvedt, que mostra a silhueta dos trabalhadores durante a reforma da estação em forma de pintura nas paredes.

Ethiniki Amyna (Grécia) – Você vai se sentir dentro de uma obra de arte nesta estação em Atenas. Ao todo são quatro peças e três esculturas ficam no piso das plataformas: a ‘The Dead Fighter’; ‘Stele’; e ‘Nouvelle Generation IX’. A quarta obra, ‘Underground Park’, apresenta árvores entre o chão ao teto nos salões de passagem.

Kaohsiung MRT Station (China) – Em Taiwan é possível que você confunda este complexo de estações com um templo religioso. Dois níveis compõem o espaço, que será expandida para virar a estação terminal da linha de trem Taiwan High Speed Rail.

Kazan (Rússia) – Esta foi a primeira estação construída após a queda da União Soviética em 1991. A estação foi inaugurada em agosto de 2005, sendo considerada a mais moderna na Rússia.

Montreal (Canadá) – Praticamente toda a cidade recebe estações de metrô em Montreal, no Canadá. Mais de cinquenta delas são decoradas com obras de arte pública, como as esculturas de Germain Bergeron, na estação Monk, por exemplo.

Nova York (EUA) – O metrô de Nova York é um dos mais famosos do mundo e abriga mais de 150 obras de arte moderna através do programa Arts for Transit.

São Petersburgo (Rússia) – Conhecido como Leninegrado, esta estação é uma das mais fundas do mundo e recebe cerca de três milhões de passageiros por dia e um dos dez mais movimentados sistemas de metrô do mundo.

Westfriedhof (Alemanha) – Ao sul de Munique foi planejada esta estação de metrô em 1998 com iluminação futurista composta por 11 lâmpadas com 3,8 metros de diâmetro nas cores azul, vermelho e amarelo e a plataforma mostra variações de tonalidades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

2 × 5 =