Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ (21) 2545-2599

Tradições de Páscoa pelo mundo

Tradições de Páscoa pelo mundo

 No período da Páscoa, comer ovos de chocolate e celebrar a paixão de cristo é normal para nós, brasileiros. Porém, a Semana Santa em outros países pode parecer bem estranha tanto pela tradição quanto pelos pratos especiais para a data. Você sabe como é celebrada a Páscoa pelo mundo? Ficou curioso? Então veja abaixo as mais diferentes tradições da Semana Santa e prepare-se para participar quando estiver em um destes países.

Tradições de Páscoa pelo mundo

Austrália – Nada de coelhinho da páscoa. Aqui a Semana Santa promove a conscientização das pessoas sobre a possível extinção do Bilby e, por isso, o animal é a inspiração para os confeiteiros, que criam versões de chocolate do pequeno marsupial.

Áustria – Os sinos não tocam entre a quinta-feira Santa e a missa de domingo de Páscoa. A tradição diz que todos os sinos voam para Roma neste período e, por isso, os coroinhas usam chocalhos de madeira.

Eslováquia e República Checa – Em ambos os países, homens e meninos saem às ruas no domingo de Páscoa com galhos de salgueiro nas mãos decorados com fitas, ovos e outros. O objetivo é promover saúde e beleza através de seções de açoitamento sem causar dor, é claro.

Espanha – Na quinta-feira santa, na cidade de Verges, é realizada a “dança da morte” pelas ruas com pessoas fantasiadas de esqueletos. Tudo começa a partir de meia-noite e o objetivo é reviver os sofrimentos físicos, espirituais e mentais de Jesus Cristo antes de sua morte.

Finlândia – Parecido com um Dia das Bruxas, na Páscoa as crianças se vestem de feiticeiras e percorrem as ruas. De acordo com a crença, o fogo afasta as bruxas e, por isso, é comum pessoas acendendo fogueiras em algumas regiões mais remotas no domingo de Páscoa.

Grécia – Os ovos de páscoa não são multicoloridos por aqui. Você encontrará somente na cor vermelha, que é a cor da vida e representa o sangue de Cristo. Resumindo: é a vitória da vida sobre a morte.

Inglaterra – Pães doces e apimentados, os “hot cross buns” são como um símbolo da morte de Jesus Cristo. Recheados com frutas secas e com uma cruz desenhada em seu topo, a tradição começou no reinado de Elizabeth I, que proibiu a venda destes pães exceto em enterros, na Sexta-Feira da Paixão e no Natal.

Itália – A “Colomba di Pasqua” já se tornou tradicional no país. Traduzindo, seria algo como ‘Pomba da Páscoa’ que é um bolo difundido e comercializado em toda a Itália.

Noruega – Desde 1923 a tradição – chamada Paaskekrimmen – é ler romances policiais pois nesta época uma editora promoveu uma de suas história de crime publicando nas primeiras páginas dos jornais.

Polônia – No lugar de ovos de chocolate baldes, bexigas e pistolas cheios de água. Esta é a tradição do país: Śmingus-Dyngus. Segunda-feira após a Páscoa homens tentam banhar as mulheres para que ela se case dentro de um ano.

Post relacionado
Destinos sagrados na Semana Santa

Passado o Carnaval, os turistas já começam a se programar para o próximo feriado, a Semana Santa. Logo após a festa da carne vem um feriado religioso católico que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. E existem diferentes lugares pelo mundo que realizam grandes eventos para celebrar essa data. Quer  saber […]

Leia mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

5 + 9 =