: GMT +5h30
: Taj Mahal
: Hindi e inglês

Sobre Agra

Agra

Agra é uma cidade do estado de Uttar Pradesh, na Índia. Situa-se nas margens do rio Yamuna. Tem cerca de 1 400 000 habitantes. Foi fundada em 1566 pelo sultão Akbar. O famoso Taj Mahal é o principal tesouro artístico da cidade.

Foi fundada entre 1501 e 1504 por Sikandar Lodi, sultão de Delhi, que fez dela a sua capital. O primeiro imperador Mughal, Babur, refugiou-se nesta cidade depois de lutar contra o sultão de Delhi em 1526. Seu filho Akbar fez dela a capital oficial do império em 1556.

O clima de Agra é tropical de monções, com verões chuvosos e invernos secos. O verão é a única época chuvosa da cidade, todas as outras estações são secas, isso ocorre porque nessa época do ano a cidade sofre influência das monções, que atuam na cidade desde o começo de julho e dura até o início de setembro.

A chuva muitas vezes é forte e pode causar enchentes em regiões mais baixas da cidade. No fim do verão há uma drástica redução no volume de precipitação, diferente das regiões de clima tropical não-monçônico (América do Sul e Central), onde as chuvas diminuem lentamente.