: GMT +1
: Duomo di Sant'Andrea Apostolo
: Italiano

Sobre Amalfi

Amalfi

Amalfi é uma comuna da província de Salerno, na região da Campânia, na Itália. Possui cerca de 5 421 habitantes. Estende-se por uma área de 6 quilómetros quadrados, tendo uma densidade populacional de 904 habitantes por quilômetro quadrado. Faz fronteira com Agerola (NA), Atrani, Conca dei Marini, Furore e Scala. Pertence à rede das Cidades Cittaslow.

Considerada uma das mais antigas repúblicas marítimas, desenvolveu intenso intercâmbio com o Império Bizantino e Egito durante a Idade Média. Os mercadores amalfitanos conquistaram, dos árabes, o monopólio do comércio mediterrâneo, fundando, no século X, a base mercantil da Itália meridional no Oriente Médio. Entre os testemunhos mais importantes da grandeza de Amalfi, estão as "Tábuas Amalfitanas" (Tavole Amalfitane), um código que reunia as normas do direito marítimo e que permaneceu válido por toda a Idade Média.

Depois da conquista pelos normandos em 1073, Amalfi iniciou uma rápida decadência, sendo substituída por Nápoles em seu papel de potência mercantil. Em 1137, foi saqueada pelos pisanos enquanto estava envolvida por catástrofes naturais (grandes inundações), sendo anexada então ao Reino da Sicília.