Sobre Bombaim

Bombaim

Bombaim é a maior e mais importante cidade da Índia. Conta com uma população estimada em 18,41 milhões de habitantes, conhecida como Grande Bombaim.

É a segunda maior do país atrás apenas de Grande Deli e a 4ª mais populosa do mundo. Capital e maior cidade do estado de Maharashtra, situa-se nas margens do oceano Índico.

Com um dos maiores e mais movimentados portos do mundo, a cidade de é responsável por cerca de 70% de toda a atividade portuária do país — devido, principalmente a sua modernidade e a sua posição estratégica dentro do continente asiático.

Atrai imigrantes de todo o país e de vários países vizinhos, devido às grandes oportunidades comerciais e ao nível de vida relativamente alto. Tornou-se, com isto, um núcleo cosmopolita de várias comunidades e culturas.

É em Bombaim que se situa Bollywood, o principal centro da indústria indiana de cinema e televisão. Em 1995, o governo local repudiou a versão oficial inglesa do nome da cidade, Bombay, em favor da forma oficial marata, transcrita como Mumbai.