Sobre Cambridge
Cambridge
Cambridge é uma antiga cidade universitária inglesa, sede do condado de Cambridgeshire, na região leste do país. Situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Londres.
A cavaleiro de uma região deprimida e pantanosa, de difícil circulação, e às margens do Rio Cam, afluente do Ouse (tributário do mar do Norte), domina uma das saídas naturais da área.
Daí resultou sua primeira função, a de porto fluvial, bastante importante para receber, na Idade Média, barcos marítimos de pequeno calado. Sua situação geográfica, tornou-a,no século XIII, sede da mais importante feira do país.
Graças ao intenso comércio, representado pela exportação de lãs, tecidos e produtos agrícolas, Cambridge enriqueceu, e, ainda no séc. XIII, assumiu novo papel: o de cidade sede da Universidade de Cambridge.
Ao primeiro college (acomodação), o de Peterhouse, fundado em 1284, foram-se seguindo outros, chegando ao total de 31 colleges para homens e dois para mulheres.
Alguns deles são especialmente afamados, como o Christ College, onde Erasmo ensinou teologia, o King's College, de belíssima arquitetura, salientando-se sua capela orgival, do séc. XV, o Queen's College, o Trinity College, a que pertenceram Francis Bacon, Lord Byron e Sir Isaac Newton, Corpus Christi College e o Downing College.
Ao contrário de Oxford, sua tradicional rival, Cambridge foi muito pouco atingida pela industrialização, mantendo a atmosfera de cidade universitária em toda a sua pureza. A vida da cidade, praticamente, limita-se às atividades direta ou indiretamente ligadas à população estudantil, quase se despovoando nos períodos de férias escolares.
Cambridge é uma cidade extremamente bela, que o turismo tem sabido aproveitar de todas as maneiras. O censo de 2001 contou 108.863 habitantes em Cambridge, dos quais 22.153 eram estudantes.