: GMT 0
: Fota Wildlife Park
: Inglês e irlandês

Sobre Cork

Cork

Cork é a segunda maior cidade da República da Irlanda e a terceira mais populosa da ilha da Irlanda, depois de Dublin e Belfast. É a capital e a principal cidade do condado de Cork e também a maior cidade de Munster. Desde 1898 a cidade possui estatuto de condado administrativo (county-boroughs).

A cidade, na presunção geral de boa arquitectura, é capaz de competir com o Dublin e Belfast. A rua principal, St. Patrick Street foi remodelada a partir de 2004. Sendo a principal rua comercial, orgulha-se dos sues proeminentes edifícios ao longo da sua ampla avenida (muito do trajeto é para travessia pedonal).

A adjacente Grand Parade é uma avenida com árvores, onde se situam escritórios e instituições financeiras. O antigo centro financeiro é o South Mall, com diversos bancos cujo interior é do século XIX, e que merecem uma visita, sobretudo o Allied Irish Bank. Muitos dos edifícios da cidade são de estilo georgiano, embora a torre moderna de County Hall seja o edifício mais alto de toda a Irlanda.

Do outro lado do rio está o maior edifício da Irlanda, o Hospital Mental, construído na época vitoriana, que foi renovado e convertido num complexo residencial. O prédio mais famoso de Cork é a torre da Igreja de Shandon, que domina o lado norte da cidade.