Sobre Guatemala

Situada na América Central, a Guatemala é banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

Seu território, bastante montanhoso, possui fronteiras com El Salvador (ao sul), México (ao norte e a oeste), Belize e Honduras (a leste).

Ex-colônia espanhola, o país conquistou a independência em 1821, sendo incorporado ao México.

Entretanto, em 1823, a nação passou a integrar a Federação Centro-Africana, da qual obteve autonomia política em 1838.

O país é habitado por aproximadamente 14 milhões de pessoas, com densidade demográfica de 128,8 habitantes por quilômetro quadrado; a taxa média de crescimento populacional é de 2,5% ao ano.

A maioria dos guatemaltecos reside em áreas rurais (51%), sobretudo os grupos indígenas de origem maia, que reivindicam melhores condições de vida e maior espaço na política nacional, que é controlada pela elite de origem espanhola.

A economia da Guatemala tem na agricultura a principal fonte de receitas e exportação, além de empregar mais da metade da população.

Os principais cultivos são: cana-de-açúcar, banana e café. O setor industrial é um dos mais desenvolvidos da América Central, atuando nos seguimentos de produtos químicos, têxtil, alimentício, petroquímico, borracha e madeireiro.

Outra importante atividade econômica é o turismo, proporcionado pelas belezas naturais do país.

Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Guatemala possui médio Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), com média de 0,560.

Aproximadamente 16% dos guatemaltecos são subnutridos; a taxa de mortalidade infantil é de 28 para mil nascidos vivos; os serviços de saneamento ambiental são proporcionados a 80% das residências e o índice de analfabetismo é de 27%.



Gostaria de descobrir outras experiências? Inscreva-se aqui!