: GMT +5h30
: Jhansi Fort
: 507.293 habitantes

Sobre Jhansi

Jhansi

Jhansi é uma cidade histórica no estado indiano de Uttar Pradesh. Encontra-se na região de Bundelkhand nas margens do rio Pahuj, no extremo sul de Uttar Pradesh. É a sede administrativa do distrito de mesmo.

Chamado de Gateway para Bundelkhand, Jhansi está situado entre os rios Pahuj e Betwa a uma altitude média de 285 metros (935 pés). É cerca de 415 quilômetros (258 mi) de Nova Deli e 292 quilômetros (181 mi) de Lucknow.

A cidade murada original cresceu em torno de seu forte de pedra que coroa uma rocha vizinha. O nome antigo da cidade era Balwantnagar. De 1817 a 1854, Jhansi foi a capital do estado principesco, que foi governado por Maratha rajas.

O estado foi anexado pelo governador britânico em 1854; A reivindicação de Damodar Rao ao trono foi rejeitada mas Rani Lakshmibai governou-o de junho 1857 a junho 1858.

Está bem ligado a todas as outras grandes cidades em Uttar Pradesh por estradas e redes ferroviárias. O Projeto de Desenvolvimento Rodoviário Nacional apoiou o desenvolvimento de Jhansi.

Srinagar para Kanyakumari Corredor Norte-Sul passa por lá como faz o corredor Leste-Oeste; Consequentemente, houve uma súbita corrida de infra-estrutura e desenvolvimento imobiliário na cidade.