: GMT+1
: Notre-Dame de la Garde
: Francês

Sobre Marselha

Marselha

Marselha é a segunda mais populosa cidade de França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país.

A população municipal é 852.395 habitantes (censo de 2007 - Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos) distribuídos por 240,62 km².

Atingindo 1.601.095 habitantes (censo de 2006 - Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos) na região metropolitana (equivalente a aire urbaine em francês - área urbana) de Marselha-Aix-en-Provence em 2.830,2 km², sendo a terceira região metropolitana mais populosa da França, após Paris e Lyon.

É a capital administrativa da região (préfecture de région) de Provence-Alpes-Côte d'Azur e do departamento (préfecture départementale) de Bouches-du-Rhône (Bocas do Ródano).

Foi povoada pelos gregos no século VII a.C. e passou para o domínio romano em 49 a.C.

O território forma uma espécie de anfiteatro, bloqueado pelo mar a oeste, pelos calanques ao sul com o Maciço de Marseilleveyre, pela Costa Azul ao norte com a vila de l'Estaque (imortalizado pelo pintor Paul Cézanne) e pelos maciços de l'Étoile e Garlaban a nordeste.

A cidade se estende por uma faixa de 57 km² ao longo do Mediterrâneo.

Quase metade da superfície da comuna está em território natural não urbanizável e a cidade se espalha por uma área extremamente grande, a quinta maior comuna da França metropolitana.

Assim, sua densidade demográfica (3.542 habitantes por quilômetro quadrado) é bem inferior ao de cidades totalmente urbanizadas, como Lyon (9.867 habitantes por quilômetro quadrado) ou Paris (20.807 habitantes por quilômetro quadrado), mas comparável à de Toulouse (3.715 habitantes por quilômetro quadrado).

Se for considerada apenas a sua área habitável, cerca de 150 km², a densidade atinge 5.683 habitantes por quilômetro quadrado.