: Ulan Bator
: Ulan Bator 1,3 milhões
: Mongol
: Tugrik

Sobre Mongólia

Mongólia

Mongólia é um país sem costa marítima localizado na Ásia Oriental e Central.

Faz fronteira com a Rússia no norte e com a República Popular da China no sul, leste e oeste.

Embora não partilhe uma fronteira com o Cazaquistão, o seu ponto mais ocidental é de apenas 38 quilômetros da ponta leste do Cazaquistão.

Ulan Bator, a capital e maior cidade, é o lar de 45% da população do país.

O sistema político vigente é de uma república semipresidencialista.

A área do que é hoje a Mongólia foi governada por diversos impérios nômades, incluindo Xiongnu, Xianbei, Rouran, Goturcos e outros.

Império Mongol

O Império Mongol foi fundado por Genghis Khan em 1206. Após o colapso da Dinastia Yuan, os mongóis voltaram para os seus padrões.

Nos séculos XVI e XVII, ficou sob a influência do Budismo tibetano.

No final do século XVII, a maior parte da Mongólia havia sido incorporada a área governada pela Dinastia Qing.

Durante o colapso da dinastia Qing, em 1911, a Mongólia declarou sua independência, mas teve de lutar até 1921 para estabelecer firmemente sua independência de facto e até 1945 para ganhar reconhecimento internacional.

Como conseqüência, ficou sob forte influência Russa e Soviética: Em 1924, a República Popular da Mongólia foi declarada e a política mongol começou a seguir os mesmos padrões de política soviética da época.

Após o colapso dos regimes comunistas na Europa Oriental no final de 1989, a Mongólia viu a sua própria Revolução Democrática no início de 1990, que levou a um sistema multipartidário, uma nova constituição em 1992, e - em bruto - a transição para uma economia de mercado.

Com 1.564.116 quilômetros quadrados, a Mongólia é o 18º maior país do mundo e o país independente com menor densidade populacional do mundo, com uma população de cerca de 2,9 milhões de pessoas.

É também o segundo maior país do mundo sem costa marítima, depois do Cazaquistão.

O país é escasso em terra arável, sendo a maior parte de sua área coberta por estepes, com montanhas ao norte e ao oeste e com o deserto de Gobi, ao sul.

Aproximadamente 30% da população são nômades ou semi-nômades.

A religião predominante na Mongólia é o Budismo tibetano e a maioria dos cidadãos do Estado são da etnia mongol, embora Cazaques, Tuvanos e outras minorias também vivam no país, especialmente no oeste.