: Oslo
: Oslo 830 mil
: Norueguesa e bokmål
: Coroa norueguesa

Sobre Noruega

Noruega

País europeu, localizado na porção oeste da península Escandinava, a Noruega é banhada pelo oceano Atlântico e possui fronteiras terrestres com a Suécia, Finlândia e Rússia.

Parte do território nacional está situada ao norte do Círculo Polar Ártico, local onde o Sol permanece visível durante 24 horas no verão, daí a origem do termo “Terra do Sol da Meia-Noite”.

A Noruega possui uma extensa costa litorânea, recortada por fiordes (golfos estreitos e profundos, delimitados por montanhas).

Essas características físicas proporcionam belas paisagens, além de impulsionarem a atividade pesqueira.

Com uma economia extremamente próspera, o país é grande produtor de petróleo (responsável por 50% das exportações) e gás natural.

A pesca é outra atividade de extrema importância para a economia nacional, com destaque para o bacalhau, a anchova e o atum.

As indústrias se concentram na capital, Oslo, e em cidades como Bergen e Trondheim.

Os noruegueses desfrutam de excelente qualidade de vida. Conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), essa nação detém o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do mundo: 0,938.

Os serviços de saneamento ambiental atendem a todas as residências; a taxa de mortalidade infantil é uma das menores: 3 óbitos a cada mil nascidos vivos; todos os habitantes acima de 15 anos são alfabetizados.