: GMT +2
: Câmara do Tesouro
: Árabe

Sobre Petra

Petra

Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia, situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do mar Morto ao golfo de Aqaba, perto do monte Hor e do deserto de Zin. Em 7 de julho de 2007 foi considerada, numa cerimônia realizada em Lisboa, Portugal, uma das novas sete maravilhas do mundo.

Estabelecido possivelmente já em 312 aC como a capital dos Nabateus árabes, é um símbolo da Jordânia, bem como a atração turística mais visitada da Jordânia. Os nabateus eram árabes nômades que se aproveitaram da proximidade de Petra para as rotas comerciais regionais para o estabelecer como um importante centro comercial.

Os nabateus também são conhecidos por sua grande habilidade na construção de métodos eficientes de coleta de água nos desertos estéril e seu talento em esculpir estruturas em rochas sólidas. Petra encontra-se na encosta de Jebel al-Madhbah (identificada por alguns como o Monte Hor bíblico) em uma bacia entre as montanhas que formam o flanco oriental de Arabah (Wadi Araba), o vale grande que corre do Mar Morto para o Golfo de Aqaba . Tem sido Património Mundial da UNESCO desde 1985.