: GMT +7
: Campos de Extermínio
: 1,5 milhão de habitantes

Sobre Phnom Penh

Phnom Penh

Phnom Penh é a capital, cidade mais populosa e o principal centro financeiro, corporativo, econômico e político do Camboja. É uma das quatro cidades com estatuto de província no país.

Localizada às margens do rio Mekong e do lago Tonle Sap, Phnom Penh é a capital nacional desde a colonização francesa no país, tornando-se o centro da nação e um importante centro de atividades econômicas e industriais no Sudeste Asiático.

Sua população, de acordo com dados de 2012, era de 1 501 725 habitantes, e sua área territorial de 678,46 km². Fundada em 1434, a cidade é conhecida por sua bela e histórica arquitetura e atrações. Há uma série de edifícios da época colonial francesa espalhados ao longo das grandes avenidas da cidade.

A história de Phnom Penh está ligada a uma antiga lenda khmer, onde uma mulher chamada Old Lady Penh encontrou uma árvore koki no lago Tonle Sap, que continha duas estátuas, sendo uma de Buda e outra de Vishnu, enquanto recolhia lenha.

Assim sendo, a cidade recebeu o nome de "Phnom", que significa "colina ou morro", e "Penh", em homenagem a esta mulher local, usando seu sobrenome. Durante séculos, a cidade foi o centro do país.

Entretanto, a sede do reino só se estabeleceu na cidade por definitivo em meados do Século XIX, sob o reinado de Norodom I. Em seus anos de história, Phnom Penh foi saqueada e invadida pelos tailandeses em diversos momentos, foi ocupada pelos japoneses na Segunda Guerra Mundial, sofreu efeitos da Guerra do Vietnã e foi o local central das ações políticas do Regime do Khmer Vermelho.