: GMT -1
: Portas da Cidade
: 68.809
: Euro

Sobre Ponta Delgada

Ponta Delgada

Ponta Delgada é uma cidade portuguesa localizada na ilha de São Miguel, e a Capital económico-administrativa da Região Autónoma dos Açores.

É sede de um município com 231,90 km² de área e 68 809 habitantes (2011), subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a leste pelos municípios da Ribeira Grande e da Lagoa e tem costa no oceano Atlântico a norte, sul e oeste.

Com mais de cinco séculos de existência, é uma cidade plana, moderna e cosmopolita. É o maior concelho e o que reúne a maior diversidade de equipamentos.

As belezas naturais mais relevantes deste belo concelho são a Lagoa das Sete Cidades, a Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, a Gruta do Carvão, com um centro interpretativo, permite uma visita guiada por esta gruta que passa, em parte, por baixo da cidade de Ponta Delgada, o ilhéu de São Roque, os ilhéus dos Mosteiros, a zona balnear da Ferraria, entre outros.

É ainda importante salientar o whalewatching, o mergulho subaquático e os diversos trilhos pedestre pela natureza.

Uma manifestação religiosa desta ilha são os Romeiros. Por altura da Quaresma, grupos de algumas dezenas de homens percorrem a ilha a pé, durante oito dias, rezando e cantando em todas as igrejas e ermidas que se deparam pelo caminho.