Sobre Rundales

Rundales

O Rundales Pils (Palácio de Rundāle), antigamente também conhecido como Ruhenthal e Ruhendahl. É o mais importante palácio barroco na Letônia e um dos mais importantes monumentos históricos do país, sendo referido muitas vezes como o Versailles do Báltico.

Fica situado em Pilsrundāle, na região histórica de Semigola, 12 km a oeste de Bauska e a 79 km da capital do país, Riga. Entre quartos e salas, possui 138 divisões divididas pelos seus dois andares. O palácio Foi construído na década de 1730 como residência de Verão de Ernesto João de Biron, o Duque da Curlândia.

O seu arquitecto foi Bartolomeo Rastrelli, responsável, igualmente, pelos desenhos dos imperiais Palácio de Inverno e Palácio de Verão, ambos em São Petersburgo. Depois de Biron cair em desgraça, o palácio permaneceu vazio até à década de 1760, quando Rastrelli regressou para completar a sua decoração interior.

Depois da Curlândia ser absorvida pelo Império Russo, em 1795, Catarina, a Grande ofereceu o palácio de presente ao seu amante, o Príncipe Zubov, que ali passou os seus anos de declínio.

A sua jovem viúva, Thekla Walentinowicz, filha dum proprietário rural da região, voltou a casar com o Conde Shuvalov, levando, deste modo, o palácio para a Família Shuvalov, com a qual se manteve até à Revolução Russa de 1917.

Atualmente, o Rundāles pils é um dos principais destinos turísticos na Letônia. Também possui funções de representação, sendo utilizado para acomodar hóspedes notáveis, como líderes de nações estrangeiras em visita ao país. O palácio e os jardins formais circundantes constituem, agora, um museu que pode ser visitado durante todo o ano.



Gostaria de descobrir outras experiências? Inscreva-se aqui!