Sobre Salta
Salta
Salta é uma cidade argentina, capital da província de mesmo nome e uma das mais importantes cidades do noroeste do país. Fica localizada a leste da cordilheira dos Andes, no fértil Vale de Lerma, a cerca de 1 187 m de altitude, e é atravessada pelo rio Arenales.
Nas últimas décadas a área urbana estendeu-se até alcançar localidades vizinhas, compondo a região que se denomina Grande Salta.
É também centro de uma importante região agrícola (principalmente na produção de grãos): milho, tabaco, cereais, cana de açúcar, etc, que são exportados para a Europa via Buenos Aires ou para a Califórnia e mercados do Pacífico pelo porto chileno de Antofagasta.
Salta fica a 1605 quilômetros da cidade de Buenos Aires, a 902 km de Córdoba, a 1500 km de Puerto Iguazú, 1268 km de Mendoza e 4019 km de Ushuaia.
É uma sede episcopal. Conta com duas universidades: a Universidade Nacional e a Universidad Católica, e numerosas instituições educativas de nível superior, incluindo vários museus e bibliotecas.
O aeroporto internacional General Martín Miguel de Güemes, oferece voos diários para outras cidades argentinas: Buenos Aires, Córdoba, San Miguel de Tucumán e semanais para Iguazú, Mendoza, Rosario e Ushuaia.
Também opera para destinos internacionais: Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, Lima no Peru, Iquique e Santiago no Chile, e Florianópolis no Brasil.
Famosa por sua arquitetura colonial, em anos recentes Salta veio a tornar-se um importante centro de turismo. Por seus atrativos recebeu o apelido de Salta, la Linda.
De acordo com os estudiosos, a palavra salta foi produto de uma deformação da palavra aimará sagta, que significa la hermosa, e por fim finalmente permaneceu "linda", como se diz atualmente.