Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ (21) 2545-2599

Lugares para caminhar nos EUA

Lugares para caminhar nos EUA

Embora os Estados Unidos sejam conhecidos por sua paixão por carros, nas grandes cidades como Nova York e Washington DC a vida do pedestre é bem mais fácil do que a dos motoristas – ainda mais contando com amplas redes de metrô. Uma pesquisa promovida pela organização não-governamental Locus e a Universidade George Washington analisou 30 áreas metropolitanas para descobrir quais são as cidades mais amigáveis aos pedestres. Para quantificar o espaço urbano, os pesquisadores inventaram o conceito de “WalkUp”, áreas em que residências e escritórios ficam perto de serviços e comércio. Listamos as cinco mais bem colocadas.

Lugares para caminhar nos EUA

Washington DC: A capital dos Estados Unidos bateu Nova York porque não só é amigável aos pedestres nas áreas centrais como nos subúrbios. Cerca de 43% do perímetro de Washington permite caminhadas curtas de residências e hotéis até lojas, restaurantes e serviços – o maior percentual entre as regiões metropolitanas do país. Washington tem 45 “WalkUps”.

Nova York: A Big Apple é considerada o paraíso dos pedestres. Não faltam ações para incrementar o espaço urbano dedicado às caminhadas e às pedaladas, sendo uma das mais polêmicas o fechamento do trânsito ao redor de Times Square, em 2011. Mas as facilidades da ilha de Manhattan não são reproduzidas no Brooklyn, no Queens, em Staten Island, no Bronx ou nos subúrbios. A cidade tem o maior número de “WalkUps”, 66 – mas a maioria delas na ilha onde vive só 8% da população de 22 milhões de pessoas da região metropolitana.

Boston: A capital do estado de Massachusetts ficou em terceiro lugar no ranking. Mas, nas projeções da pesquisa para o futuro, Boston fica no topo da lista das cidades mais amigáveis aos pedestres. Compacta, a área metropolitana tem 37 “WalkUps”, o que representa 36% do perímetro urbano. Além disso, o subúrbio mais populoso, Cambridge – a casa da universidade de Harvard – também tem ruas ótimas para caminhadas.

São Francisco: Há muito tempo São Francisco é elogiada pelos pedestres, independentemente de suas ladeiras. Na cidade, quase todos os bairros são de fácil acesso, se não a pé, de bicicleta ou ônibus e metrô. Para as cidades ao redor da baía, São Francisco tem o sistema de trens BART. Com isso, a metrópole somou 57 “WalkUps”, perdendo nesse quesito só para Nova York.

Chicago: Não faltam sistemas de transporte público em Chicago que tornam o pedestre independente dos carros. A cidade, portanto, é um paraíso para as caminhadas. O que deixou Chicago no 5º lugar do ranking, porém, é que os subúrbios não são amigáveis aos pedestres (com exceção de Evanston e Oak Park). A região tem 29% de seu perímetro adequada à vida sem carros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

nove + seis =