Sobre Bahamas
Bahamas
As Bahamas, oficialmente Comunidade das Bahamas, são um país insular constituído por mais de 3 000 ilhas, cayos e ilhéus no oceano Atlântico, a norte de Cuba e da ilha Espanhola, na qual se situam Haiti e República Dominicana, a noroeste do território ultramarino britânico das ilhas Turcas e Caicos e a sudeste do estado estadunidense da Flórida. Sua capital é Nassau, na ilha de Nova Providência.
Geograficamente, as Bahamas situam-se no mesmo arquipélago que Cuba, Espanhola e as ilhas Turcas e Caicos. A moeda do país é o dólar bahamense - equiparado (à razão de 1 para 1) com o dólar dos EUA.
Originalmente habitadas pelos lucaianos, um ramo dos tainos, falantes do aruaque, as Baamas foram o local do primeiro desembarque de Cristóvão Colombo no Novo Mundo em 1492.
Apesar de os espanhóis não colonizaram muitas das ilhas, eles transportaram os lucaianos como escravos para a ilha Espanhola quase matando toda a população nativa nas Baamas.
As ilhas permaneceram quase despovoadas entre 1513 e 1648, quando colonos britânicos da Bermuda se estabeleceram na ilha de Eleutéria.
As Bahamas tornaram-se uma colónia da coroa em 1718, quando os britânicos apertaram o cerco à pirataria.
Depois da Guerra da Independência dos Estados Unidos, milhares de lealistas (apoiadores da monarquia britânica) e escravos africanos deslocaram-se para as Baamas e implantaram uma economia com base em plantações.
As Baamas são um dos países mais ricos da América (a seguir aos Estados Unidos e ao Canadá), quanto a número de PIB per capita. Localizadas a aproximadamente 160 km da costa da Flórida, com um ótimo clima — com média de pouco mais de 32 °C — e com um mar cristalino de águas azuis turquesa e praias de areia branca perolada, as ilhas das Bahamas são um dos principais destinos turísticos mundiais.