: GMT -3
: Puerto Madero
: 2,8 milhões

Sobre Buenos Aires

Buenos Aires

Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina, além de ser a segunda maior área metropolitana da América do Sul. Ela está localizada na costa ocidental do estuário do Rio da Prata, na costa sudeste do continente.

Constitui a terceira maior aglomeração urbana da América Latina, com uma população de cerca de 13 milhões de pessoas. A cidade não é parte da província e nem é a sua capital, mas um distrito autônomo.

Em 1880, depois de décadas de luta política, foi federalizada e separada da província de Buenos Aires. Os limites da cidade foram ampliados para incluir as cidades de Belgrano e Flores, ambas agora bairros da cidade.

Seus cidadãos elegeram pela primeira vez um chefe de governo (ou seja, o prefeito) em 1996. Antes, o prefeito era diretamente nomeado pelo Presidente da República.

Por algumas formas de comparação, é uma das 20 maiores cidades do mundo. Ao lado de São Paulo e Cidade do México, é Buenos Aires uma das três únicas cidades latino-americanas consideradas uma cidade global alfa.

A Argentina tem a terceira melhor qualidade de vida na América Latina. A qualidade de vida na cidade de Buenos Aires é classificada como sendo a 62.ª melhor do mundo.

A capital argentina é uma das mais importantes e mais populosas entre as capitais sul-americanas, muitas vezes referida como a Paris da América do Sul. Um dos mais importantes destinos turísticos do mundo, conhecida por sua arquitetura de estilo europeu e por sua rica vida cultural.

Buenos Aires vai sediar a Jogos Olímpicos de Verão da Juventude de 2018. As pessoas nascidas em Buenos Aires são referidas como portenhos (pessoas do porto). A cidade é a terra natal do atual papa Francisco e de Máxima dos Países Baixos, a atual rainha-consorte da realeza neerlandesa.