Dicas para bagagem extraviada
Olá, viajante! Todos nós sabemos que em uma viagem de avião há o risco de ter a bagagem extraviada. É ruim, chato, desanimador, mas infelizmente isso acontece em todo o mundo. Só quem já vivenciou e sentiu na pele sabe quanta dor de cabeça uma bagagem extraviada pode dar. E esse tipo de problema é muito comum e ocupa o segundo lugar no ranking das principais reclamações que Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recebe.
Como nós não temos como prever nem evitar esse tipo de situação o melhor a fazer é se informar sobre tudo o que envolve esse processo de bagagem extraviada. Aqui você vai encontrar alguns cuidados que devem ser tomados antes do embarque.
Dicas para bagagem extraviada
Primeiras providências
A primeira coisa a fazer é manter a calma! Apesar de ser um grande transtorno, assim que você constatar que a sua bagagem foi extraviada vá até o balcão da companhia aérea em que você comprou sua passagem e preencha o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Você também deve registrar uma queixa sobre o fato no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que fica dentro do aeroporto. Se o seu voo for doméstico a empresa tem até 30 dias para devolver os pertences no endereço que você cadastrou. Já em voos internacionais o prazo é menor para a entrega da sua bagagem: 21 dias.
Declaração
Além de identificar nossas malas com fitas e adesivos, em alguns casos vale a pena declarar o valor estimado da sua bagagem. Esse serviço é oferecido por algumas companhias aéreas mas você será cobrado por isso e elas vão revistar sua mala para negociar o valor declarado. Nesse caso você receberá o valor estipulado caso sua bagagem seja extraviada. Objetos de valor como jóias ou aparelhos eletrônicos não podem ser incluídos na declaração, então o melhor é levar esses ítens sempre na bagagem de mão.
Comprovantes
Outra carta na manga que nós temos são os comprovantes como a nota fiscal, por exemplo, dos produtos que compramos. Porém, esse caso vale para quem estiver voltando de viagem.
Indenização
No pior dos casos, se sua mala não for entregue em sua casa, você pode pedir uma indenização para as empresas responsáveis pelo extravio. Aqui no Brasil as companhias aéreas estipulam um limite de valor para pagar uma indenização que variam de 43 até 2 mil reais por quilo. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor determina que a empresa pague um valor equivalente ao da mala e os objetos que estavam dentro dela incluindo as despesas que o passageiro tenha por conta da bagagem extraviada. Por isso, é muito importante guardar todos os recibos de compras feitas quando você viajar.
E se a companhia for estrangeira?
No caso de bagagem extraviada em um voo internacional você deve seguir as leis do país onde a passagem foi comprada. A maior parte dos países determina que as companhias aéreas paguem 20 dólares por quilo para os passageiros que tiverem bagagem extraviada no exterior.
Seguro viagem
Para evitar toda a burocracia que temos que passar quando temos nossa bagagem extraviada vale a pena contratar um seguro viagem antes do embarque. Esses seguros reembolsam os valores de bagagem extraviada.
Veja também dicas para arrumar as malas em viagens internacionais, saiba como evitar os impostos da alfândega e conheça a diferença entre escalas e conexões. Para começar a planejar sua viagem acesse nosso site e pesquise a disponibilidade de hotéis, passagens aéreas e pacotes com preços iguais ao dos grandes sites de busca da internet. Não arrisque sua sorte numa viagem. Confie nos 23 anos de mercado da Mar-Tha Rio.
Ligue para nossa central: