Diferenças entre escalas e conexões
Tempo de leitura: 2 minutos
No momento de comprar passagens aéreas é preciso sempre conferir se o voo internacional é direto ou se faz escalas e conexões em algum outro lugar. Em alguns casos essas paradas interferem no preço final das passagens, deixando mais econômico ou até mesmo mais caro o preço das tarifas. O que pouca gente sabe é a diferença entre uma e outra, portanto a Mar-tha Rio te ajuda a tirar essa dúvida.
Diferença entre escalas e conexões
A diferença básica entre um nome e outro tem a ver com o conforto para o próprio passageiro. A escala se refere a aterrissagem do avião em um ou mais locais antes de chegar ao destino final – seja para abastecer, desembarque ou embarque de passageiros – mas sem a troca de aeronave.
Já a conexão é quando o passageiro (chamado de “passageiro em trânsito”) precisa desembarcar em uma cidade diferente do seu destino e pegar uma outra aeronave para seguir viagem. Na conexão os agentes aeroportuários e os comissários de bordo precisam orientar esse passageiro em trânsito.
Mas e a bagagem?
No geral, as bagagens são enviadas diretamente para o destino final do passageiro. Mas o ideal é que no momento de despachar as suas malas você se certifique no balcão de check-in qual é o procedimento mais adequado, uma vez que não existe uma medida única adotada por todas as companhias aéreas.
Já nos casos em que você está em um voo internacional e chega ao seu país de origem, mas ainda precisa pegar outra aeronave para chegar em outra cidade, é comum ter que pegar sua babagem e despachá-la novamente.
Cuidados com a conexão
Por ser necessário desembarcar, fique de olho em alguns cuidados com a sua conexão. Certifique-se que você terá tempo de fazê-la, contando com alguns imprevistos, como o atraso do seu voo. Por isso, tenha certeza de que o tempo de intervalo entre um voo e outro seja suficiente para fazer todos os procedimentos do embarque e desembarque.
Em alguns lugares você precisará passar pela imigração, e isso pode consumir um tempo devido às filas. Porém, se o problema for relativo a companhia aérea, não hesite em solicitar compensações que vão desde embarque em um voo no mesmo dia, até vale refeição e hospedagem.
Não deixe nada para trás no avião e fique atento ao portão de embarque, pois ele pode mudar de acordo com o reposicionamento da aeronave que você precisará pegar. Procure também sempre se informar com os funcionários do aeroporto sobre os procedimentos e para onde você deve ir, pois isso pode evitar diversos contratempos.