Museu 11 de setembro abre em Nova York
Museu dos atentados de 11 de setembro já está funcionando em Nova York. O museu é dedicado à história do atentado, que foi inaugurado na cidade, relembra o atentado terrorista a partir de fragmentos do que sobrou como as últimas mensagens de voz das vítimas, fotos de pessoas se jogando das torres gêmeas, o som das sirenes do Corpo de Bombeiros, os sapatos cobertos de poeira dos que conseguiram fugir antes do colapso total do World Trade Center e o relógio de um dos passageiros dos dois aviões sequestrados que bateram contra os arranha-céus. O Museu Memorial Nacional 11 de Setembro abre suas portas nas profundezas do ‘ponto zero’, 12 anos e meio após os ataques terroristas realizados pela rede Al Qaeda, que deram início à Guerra contra o Terror e a diversos conflitos ao redor do mundo que duram até hoje, entre eles o do Afeganistão.
Museu 11 de setembro em Nova York
O museu e o memorial custou cerca de US$ 700 milhões vindos em parte de impostos e também de doações privadas e foi oficialmente inaugurado com a visita do presidente Barack Obama e as famílias das vítimas, sobreviventes e socorristas e só a partir de 21 de maio o público pode visitá-lo.
Abaixo algums imagens do Museu Memorial 11 de Setembro:
A letra W em aço, que ficava entre os 96º e 99º andares da torre norte do WTC, retorcida pelo impacto do avião, o incêndio que se seguiu e a queda do prédio.
Agora, o mesmo tridente visto de outro ângulo. Idealizadores do novo museu descreveram-no como um monumento pela unidade e a resiliência, termo da física que descreve a capacidade de um material, mesmo após sofrer intensa pressão, voltar ao seu estado normal.
Do lado esquerdo da foto, a parte de cima do par de tridentes que integrava a estrutura externa da fachada leste do World Trade Center, em Nova York. O Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro, que relembra os atentados terroristas realizados pela rede Al Qaeda contra os EUA em 2001, será inaugurado nesta quinta-feira (15), com a presença de familiares de vítimas e do presidente Barack Obama.
A única maquete do antigo World Trade Center ainda existente é exibida em uma das salas do novo museu e memorial.
A antena da Torre Norte do World Trade Center faz parte do acervo do novo Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro, em Nova York. Diversas das peças expostas, que mostram a destruição das torres após terem sido atingidas por dois aviões em 2001, nunca foram exibidas publicamente desde então.
Imagem em vídeo de um dos mortos no ataque terrorista de 2001 é exibida ao lado da última coluna remanescente do World Trade Center, dentro do Memorial e Museu Nacional 11 de Setembro.
Um rack de bicicleta que ficava na parte norte do World Trade Center e era utilizado por funcionários de empresas que tinham escritórios nas torres destruídas pelos atentados terroristas.
Fotos de vítimas dos atentados terroristas de 11 de Setembro de 2011, que destruíram as duas torres do World Trade Center, são exibidas em um painel eletrônico no novo museu e memorial.
Veja também:
A construção do Marco Zero entre 2004 e 2014, no lugar onde foram construídas as torres gêmeas do World Trade Center
Vídeo feito de dentro do museu, com imagens impressionantes da tragédia.