: Montevidéu
: Montevidéu 1,2 mi
: Espanhol e castelhano
: Peso uruguaio

Sobre Uruguai

Uruguai

Uruguai é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. Sua população é de cerca de 3,5 milhões de habitantes, dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu.

A única fronteira terrestre do Uruguai é com o estado brasileiro do Rio Grande do Sul. O Uruguai é o segundo menor país da América do Sul, sendo somente maior que o Suriname.

A cidade de Montevidéu foi fundada pelos espanhóis no século XVIII como uma fortaleza militar. Hoje é uma democracia constitucional, onde o presidente cumpre o papel de chefe de Estado e chefe de governo.

Segundo a Transparência Internacional, é classificado como o país menos corrupto da América Latina. É um dos países economicamente mais desenvolvidos da América do Sul.

Possui um dos maiores PIB per capita, o 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina. O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com direitos civis e democratização da sociedade.

Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 2007, foi o primeiro a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo e a permitir a adoção homoparental.

Em 2013, o país se tornou o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis. A revista britânica The Economist classificou o Uruguai como o país do ano de 2013. A Reader's Digest também classificou o Uruguai como o nono país "mais habitável e verde" do mundo e o primeiro na América.