Entenda tudo sobre gorjetas no exterior

Entenda tudo sobre gorjetas no exterior

Quando se trata de gorjetas no exterior, muitos brasileiros acabam ficando com dúvidas sobre a melhor forma de agir. Apesar de não ser uma prática tão comum no Brasil, é normal vermos turistas dando gorjetas no exterior, e até os garçons esperam por isso. Mas quando não temos muito conhecimento sobre a cultura local, seus costumes e hábitos, podemos acabar nos precipitando pagando mais que o normal, assim como deixando o garçom furioso com uma gorjeta magra.

E aí fica a pergunta: em que situação devemos oferecer gorjetas quando fazemos uma viagem para o exterior? Pensando nisso, separamos dicas interessantes sobre como as gorjetas são vistas em alguns países pelo mundo. Confira!

taxa de serviço embutida no valor final da conta
Fique sempre atento, pois muitos estabelecimentos já colocam a taxa de serviço embutida no valor final da conta

Gorjetas no exterior

Durante uma viagem, tenha sempre em mente que ao oferecer gorjetas no exterior em uma moeda que não é a do país, você acabará dando trabalho para a pessoa que está recebendo o valor, pois ela precisará trocar o dinheiro para a moeda local. Além disso, a pessoa certamente perderá dinheiro pagando algum imposto por conta da conversão entre moedas.

Na lista abaixo, separamos algumas “dicas de ouro” sobre como as gorjetas são consideradas em certos países. É importante sermos criteriosos, pois costumes e comportamentos diferentes podem causar certa confusão.

Estados Unidos /CanadáAustrália

Nestes países, a prática de dar gorjetas é bem parecida, já que a taxa do serviço (conhecido aqui no Brasil como os 10%) não vem incluído nas contas de bares e restaurantes. Desta forma, o garçom já parte do pressuposto que você deixará uma gorjeta para ele, principalmente se você foi bem atendido. A mesma regra serve para taxistas e serviços de hotel. Entretanto, a única diferença é que no Canadá o valor da gorjeta já virá incluído na conta caso você esteja com um grupo grande de pessoas.

México

Geralmente, taxas de serviço não são incluídas na conta dos restaurantes, embora isso possa variar dependendo da localidade. As pessoas costumam oferecer de 10 a 15% do valor da nota como gorjeta, que é chamada de “propina” no país. O curioso é que os mexicanos ficarão extremamente satisfeitos se você pagar gorjetas em dólar.

Argentina

Os “hermanos” que recebem gorjetas irão preferir a moeda local, embora o dólar seja muito bem aceito por lá. A regra dos 10% embutidos na conta raramente é vista nos restaurantes, assim como não há um valor padrão determinado para gorjetas. De modo geral, uma gorjeta “justa” equivale aos 10% do que foi consumido. A escolha é totalmente sua.

Reino Unido

Seja na Irlanda do Norte, no País de Gales ou na Escócia, o valor da gorjeta normalmente já vem embutido na conta. Contudo, caso não esteja escrito na sua nota fiscal “gorjeta opcional”, isto irá significar que não é preciso dar gorjeta neste estabelecimento. Vale lembrar que nos pubs da Inglaterra, a prática de dar gorjetas não é comum.

Suíça

Prepare o bolso na hora de dar gorjetas no exterior, principalmente na Suíça. Além de ser uma regra a cobrança de 15% sobre o valor da conta, é normal que garçons recebam gorjetas, especialmente em lugares considerados mais requintados.

Alemanha

Na capital mundial da cerveja ninguém é obrigado a dar gorjetas. Os alemães costumam arredondar a conta para cima. Quem decide se vai dar a gorjeta e quanto será pago é você. Porém, não pense em outra moeda que não seja euro. Além disso, é importante informar ao garçom sobre o valor que você está dando de gorjeta antes de fechar a conta.

França

Os franceses costumam dar 10% de gorjeta sempre que recebem a conta para pagar. Porém, os garçons da França só esperam receber gorjeta dos turistas caso o serviço prestado por eles tenha sido excelente.

Itália

Na Itália as regras de gorjeta não são diferentes das brasileiras. É comum deixar 10% de gorjeta – e não mais do que isso – por toda a região. Só um detalhe: em Veneza os gondoleiros não esperam gorjeta dos passageiros.

Suécia

A taxa de serviço normalmente já virá incluída na conta. Caso não seja cobrada na conta, não há a necessidade de dar gorjeta. Porém, é de costume que as pessoas arredondem a conta para cima. Se o serviço prestado foi excelente e realmente te impressionou, você poderá deixar 10% de gorjeta.

Turquia

Nos restaurantes turcos você poderá escolher a moeda, desde que pague 10% ou mais como gorjeta nos restaurantes em dinheiro.

Grécia

As contas dos restaurantes já vêm com uma taxa de serviço de 16%, e dar gorjetas não é necessário. Se você ficou extremamente satisfeito com o serviço, você pode optar arredondar sua conta para cima.

Índia

Em lugares mais humildes, algumas rúpias como gorjeta é muito bem visto. Isso porque na grande maioria dos estabelecimentos indianos não há o costume de incluir os 10% na conta.

Coréia do Sul

Gorjetas nunca são esperadas nos restaurantes coreanos. Por outro lado, carregadores de bagagem em hotéis estão habituados a receber um dólar por cada bagagem carregada.

ChinaJapão

Nos dois países as “regras” são semelhantes, já que em nenhum dos dois os garçons esperam receber gorjetas. As excessões são os lugares mais nobres onde tanto japoneses quanto chineses aceitam tips, mas só em moeda local.

Egito

A gorjeta geralmente já vem incluída na conta dos restaurantes e bares. Contudo, sempre que possível, adicione 5% ou 10% ao valor, já que a taxa de serviço incluída na conta geralmente vai para o dono do estabelecimento, e não para o garçom.

Marrocos

No Marrocos, o serviço muitas vezes já estará embutido na conta, mas caso não esteja, oferecer 10% de gorjeta é considerado um ato de generosidade. Contudo, se o serviço prestado foi ineficiente, não inclua nenhum valor adicional.

Espanha

Os espanhóis costumam oferecer gorjetas mais modestas, como trocos ou arredondando o valor da conta para cima. Por isso, se você ficou feliz com o atendimento, você poderá ficar à vontade para oferecer 1 euro como gorjeta.

Tailândia

Gorjetas não são comuns nos estabelecimentos tailandeses. Entretanto, se você considerar que o serviço recebido foi excelente, você poderá oferecer de 5 a 10% do valor da conta como gorjeta para quem lhe atendeu.

Dubai 

Em Dubai, a cobrança de 10% da taxa de serviço que aparece na nota não irá para a pessoa que lhe atendeu. Você pode optar pagar ou não a taxa de serviço, bem como direcionar sua gorjeta de 10% para o garçom. Em todo o caso, utilize sempre a moeda local quando for oferecer gorjetas.

Rússia

Geralmente se oferece 10% do valor da conta em gorjeta. Porém, você precisará entregar o dinheiro diretamente para a pessoa que lhe serviu. Se você simplesmente deixar a gorjeta em cima da mesa, provavelmente o valor irá para o gerente do estabelecimento.

Croácia

Na Croácia, ofereça gorjetas de acordo com o valor de sua conta. É comum que clientes deixem o valor do troco quando tomam apenas um café ou outra bebida. Em restaurantes que oferecem jantares mais casuais, sua gorjeta poderá ser de 3 a 5 % do valor da conta. Se estiver em um estabelecimento mais requintado, deixar de 10 a 15% de gorjeta é muito bem visto.

dicas sobre gorjetas no exterior
Apesar de não ser uma prática tão comum no Brasil, é normal vermos turistas dando gorjetas no exterior

Leia Mais:

Exagerando nas gorjetas

A única situação que pode ser mal interpretada, se tratando de gorjetas no exterior, é quando um funcionário confunde gorjeta com suborno. Pode parecer estranho, mas acontece! 

Para evitar este tipo de situação, o ideal é não exagerar na gorjeta, bem como só oferecê-la depois que o serviço prestado for finalizado. Afinal, você não paga gorjeta para que tenha um bom serviço, mas sim, para prestigiar um bom atendimento. 

Quando você pode evitar as gorjetas no exterior

Em casos de restaurantes ou outros estabelecimentos que já colocam a taxa de serviço embutida no valor final da conta, é aceitável não dar gorjetas. Contudo, muitas pessoas têm por costume arredondar para cima o valor final da conta. Já quando um cliente paga sua conta com cartão de crédito, geralmente não há a necessidade de dar gorjeta, uma vez que, neste caso, não há movimentação de dinheiro vivo.

gorjetas são sempre bem-vindas
Muitas vezes, não deixar nenhum valor como gorjeta pode passar uma impressão ruim

Embora cada pessoa tenha pleno direito de escolher o que fazer com seu próprio dinheiro, não deixar nenhum valor como gorjeta pode passar uma impressão ruim. Seja 10%, 15%, ou apenas alguns trocados, é sempre bom estar preparado para deixar um “agrado” para aqueles que nos servem com qualquer tipo de serviço.

Recebeu um serviço ruim? Dê gorjeta da mesma forma, mas não deixe de dar também seu feedback. Nada melhor do que retribuir uma má postura com gentileza!

Acompanhe a Mar-Tha Rio nas redes sociais!

 Mar-Tha Rio no Facebook

 Mar-Tha rio no Instagram

Post relacionado
feiras de natal nova york - christmas markets
10 atrações para você aproveitar dezembro em Nova York

Tempo de leitura: 5 minutos O mês de dezembro em Nova York é sinônimo de árvores de natal deslumbrantes, muitas luzes coloridas, e várias feiras natalinas, conhecidas por lá como Christmas Markets. Estas feiras são repletas de ítens de decoração, produtos artesanais, bem como comidas e bebidas da estação. Como esta é uma época em que a cidade está começando […]

Leia mais
como tirar o visto para os Estados Unidos - como funciona a entrevista - formulário DS-160 - processo para tirar o visto americano - documentos necessários para tirar o visto
Como tirar o visto para os Estados Unidos

Tempo de leitura: 4 minutos Quer saber como tirar o visto para os Estados Unidos? Estar preparado e conhecer bem todo o processo para o preenchimento do formulário DS-160 e para a entrevista é fundamental, além de ser uma excelente forma de aumentar as chances de ser bem-sucedido. Confira nosso passo a passo com informações úteis para brasileiros que desejam […]

Leia mais
vacina
Saiba tudo sobre vacinas antes de viajar

Tempo de leitura: 3 minutos É fato que, ao visitar um país estrangeiro, qualquer viajante pode ser exposto a doenças. Contudo, felizmente existem várias formas de se proteger e evitar problemas, como é o caso das vacinas. Neste artigo, você encontrará algumas informações úteis sobre vacinas para viajar tranquilo e devidamente imunizado durante suas férias. Afinal, se você é o […]

Leia mais
Share via
Copy link
Powered by Social Snap