Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ (21) 2545-2599

Entenda tudo sobre gorjetas no exterior

Entenda tudo sobre gorjetas no exterior

Apesar de não ser uma prática tão comum no Brasil é normal que os turistas deem gorjetas no exterior e até os garçons esperam por isso. Mas quando não temos muito conhecimento sobre a cultura local, seus costumes e hábitos, podemos acabar nos precipitando pagando mais que o normal, assim como deixando o garçom furioso com uma gorjeta magra.

E aí fica a pergunta: em que situação devemos oferecer gorjetas no exterior? Agora você vai conhecer alguns lugares onde é comum que os turistas deixem um “agrado”.

Tudo sobre gorjetas no exterior

Estados Unidos /Canadá / Austrália

Nestes países a prática de dar gorjetas é parecida já que o serviço (conhecido aqui no Brasil como os 10%) não vem incluído nas contas de bares e restaurantes. Logo, o garçom espera que você deixe uma gorjeta para ele principalmente se você sabe que foi bem atendido. A mesma regra serve para taxistas e serviços de hotel, mas a única diferença é que, no Canadá, o valor da gorjeta vem incluído se você estiver com um grupo grande de pessoas.

México

Antes de pensar que dar gorjetas no exterior não tem nenhuma regra, saiba que a situação é a mesma do tópico acima, só que os mexicanos vão ficar extremamente satisfeitos se você pagar gorjetas em dólar, ok?

Argentina

Os “hermanos” que recebem gorjetas preferem a moeda local, mas a regra dos 10% embutidos na conta também não é adotada por lá. Como esse é o primeiro país mais visitado por brasileiros, vale a pena entender tudo sobre gorjetas no exterior.

Reino Unido

Seja na Irlanda do Norte, no País de Gales ou na Escócia, o valor da gorjeta já deverá estar embutido na conta. Mas, caso a sua nota fiscal não tenha escrito “gorjeta opcional” significa que não é preciso dar a gorjeta. Vale lembrar que não é comum os pubs aceitarem gorjetas no Reino Unido.

Suíça

Prepare o bolso na hora de dar gorjetas no exterior, principalmente na Suíça. Além de ser uma regra a cobrança de 15% sobre o valor da conta, é normal para os garçons receber uma gorjeta principalmente em lugares considerados mais chiques na cidade.

Alemanha

Na capital mundial da cerveja ninguém é obrigado a dar gorjetas. Quem decide se vai dar a gorjeta e quanto será pago é você, mas não pense em outra moeda que não seja Euro.

França

Os franceses costumam dar 10% de gorjeta sempre que recebem a conta para pagar. Porém, os garçons da França só esperam receber gorjeta dos turistas caso o serviço prestado por eles tenha sido excelente.

Itália

Na Itália as regras de gorjeta não são diferentes das brasileiras. É comum deixar 10% de gorjeta – e não mais do que isso – por toda a região. O detalhe é que em Veneza os gondoleiros não esperam gorjeta dos passageiros, ok?

Turquia

Nos restaurantes turcos você poderá escolher a moeda desde que pague 10% ou mais como gorjeta nos restaurantes em dinheiro.

Índia

Em lugares mais humildes desse país algumas rúpias como gorjeta já é bem visto porque na grande maioria dos estabelecimentos indianos não costumam incluir os 10% na conta.

Coréia do Sul

Gorjetas nunca são esperadas principalmente nos restaurantes coreanos. Já os carregadores de bagagem nos hotéis, por exemplo, esperam um dólar por cada bagagem carregada.

China / Japão

Nos dois países as “regras” são semelhantes já que em nenhum dos dois os garçons esperam receber gorjetas. As excessões são os lugares mais nobres onde tanto japoneses quanto chineses aceitam tips, mas só em moeda local.

Agora acesse nosso site e pesquise a disponibilidade de hotéis, passagens aéreas e pacotes com preços iguais ao dos grandes sites de busca da internet. Não arrisque sua sorte numa viagem. Confie nos 23 anos de mercado da Mar-Tha Rio.

Ligue para nossa central:

21 2545-2599

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

16 + 9 =