Como o Dia dos Mortos é celebrado no México

Como o Dia dos Mortos é celebrado no México

A tradicional celebração pelo Dia dos Mortos (Día de Muertos, em espanhol) é um dos feriados mais importantes do México. As festividades se estendem por todo o país entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro. Esta autêntica celebração possui uma significância cultural tão intensa que foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. As festividades se assemelham com um alegre e divertido carnaval, com desfiles de pessoas fantasiadas pelas ruas das cidades, além de muita música e diversão. Se você viajar para o México no feriado do Dia dos Mortos, certamente viverá uma experiência inesquecível! Neste artigo, separamos algumas curiosidades sobre como o Dia dos Mortos é celebrado no México.

Como o Dia dos Mortos é celebrado no México

Durante as festividades, os mexicanos costumam se reunir em vigílias para prestar homenagens aos seus parentes e amigos falecidos. Tradicionalmente, o primeiro dia de novembro é dedicado às crianças, e é chamado de Dia dos Inocentes. Por outro lado, no dia 2 de novembro (Dia de Finados) as homenagens são direcionadas para os adultos.

A celebração não é sombria e muito menos mórbida. Esta visão cultural se tornou muito importante para o povo mexicano, pois está diretamente ligada à forma como eles encaram o ciclo da vida. Talvez por isso, pessoas de diferentes países e culturas se sintam tão atraídas por esta celebração, já que esta não é uma forma convencional de enxergar a morte em si.

Entretanto, é importante não confundir o evento com o Halloween, muito popular nos Estados Unidos e Europa. Embora estas duas celebrações aconteçam na mesma época, o Dia dos Mortos mexicano está longe de ser um evento feito pra assustar crianças. No México, esta celebração é, acima de tudo, uma demonstração de generosidade. Não há espaço para tristeza e sentimentos de perda, pelo contrário, o clima é de total confraternização e descontração.

Comidas típicas

Durante o evento, você irá experimentar muitas comidas típicas, frutas frescas da estação, bem como sobremesas deliciosas. Tortillas, tamales e caveiras de açúcar são encontradas em todos os lugares. Porém, um dos pratos mais emblemáticos, sem dúvida, é o Pan de Muerto. O prato é um irresistível pão doce, decorado com pequenos pedaços de massa em formato de ossos, polvilhado com açúcar. Um verdadeiro clássico!

O Pan de Muerto é um pão doce tradicional no Dia dos Mortos, celebrado no México
Muito apreciado durante as celebrações do Dia dos Mortos, o Pan de Muerto é um pão doce tradicional no México

Além das comidas, as bebidas também ganham destaque nas celebrações do Dia dos Mortos. Como o Dia dos Mortos é celebrado no México, não poderia faltar nesta lista a tradicional tequila mexicana. Porém, historicamente falando, a principal bebida associada ao evento sempre foi o pulque. Outras bebidas também acabaram se tornando populares, como por exemplo o atole e o champurrado.

Leia mais:

Herança dos Astecas

De acordo com a história, o Dia dos Mortos evoluiu de festivais milenares indígenas. Tribos pré-colombianas, ou seja, que já estavam estabelecidas no continente americano antes do aparecimento dos europeus, como os astecas, maias e olmecas, por exemplo, costumavam realizar rituais em homenagem aos mortos. Inclusive, para os indígenas da Mesoamérica, era comum a prática de conservar crânios como troféus, assim como mostrá-los durante rituais que simbolizavam morte e renascimento.

O povo asteca costumava dedicar um mês inteiro para este tipo de celebração, referenciando principalmente a deusa Mictecacihuatl (literalmente “Senhora dos Mortos”). Muitos elementos destas celebrações antigas permanecem vivos nas celebrações contemporâneas. Originalmente, os astecas celebravam seus rituais por volta do mês de agosto. Porém, os colonizadores mudaram a data para que o evento fosse equivalente ao Feriado de Todos os Santos, comemorado pelos cristãos dia 1º de novembro.

Símbolos do Dia dos Mortos

Como se pode imaginar, o evento é marcado por muitos simbolismos. Diversos altares são montados com comidas, presentes, caveiras de açúcar, flores, velas e fotografias. Isso porque a tradição ensina que, nesta época, as almas dos mortos voltam para nosso mundo, visitam os altares e desfrutam dos presentes ofertados. 

As flores perfumadas nos altares não são usadas apenas para decoração. As de cor amarela, por exemplo, tem a função de guiar os espíritos através deste mundo. Por este motivo, você irá observar milhares de calêndulas (ou marigolds) e cravos amarelos em praticamente todas as decorações relacionadas ao evento. O sal também é um item bastante utilizado nas homenagens. De acordo com a tradição, o mineral tem a função de evitar que os espíritos sejam corrompidos com as tentações mundanas.

Embora a celebração pelo Dia dos Mortos de hoje seja um evento católico, a deusa asteca Mictecacihuatl ainda é referenciada através das calaveras, as famosas caveiras mexicanas. A imagem do esqueleto de uma dama da alta sociedade, conhecida como La Catrina, é uma das figuras mais emblemáticas da festa do Dia dos Mortos no México. Grande parte das pessoas se fantasia com máscaras e pinturas de caveira, bem como chapéus extravagantes e roupas coloridas.

La Catrina, personagem popular do Dia dos Mortos mexicano
A personagem La Catrina ajuda a lembrar que as diferenças sociais não significam nada diante da morte

Principais destinos para conhecer um típico Dia dos Mortos mexicano: 

Agora que você sabe como o Dia dos Mortos é celebrado no México, é importante saber quais são os principais destinos para aproveitar ao máximo sua viagem. Embora as celebrações ocorram por todo o país, existem alguns destinos que são mais populares do que outros. Sem dúvida, a Cidade do México é um dos destinos mais procurados por turistas que desembarcam em solo mexicano. A capital do país é uma ótima opção para quem deseja conhecer e participar da celebração do Dia dos Mortos.

Entretanto, outros destinos, como por exemplo Puebla, Oaxaca, Querétaro, Michoacán, Tabasco e Chiapas, também contam com celebrações bem tradicionais. Os meses de setembro, outubro e novembro são perfeitos para uma visita ao país. Você irá aproveitar não apenas as celebrações especiais, como também a chegada do outono. Nesta época, o clima do país fica extremamente agradável e fresco. Você certamente descobrirá que o México é um destino turístico fascinante, com uma cultura riquíssima e repleto de lugares interessantes.

Saiba mais sobre o país e conheça os melhores pacotes de viagens para o México em nosso site!

Post relacionado
italia-topo
Os 10 lugares mais bonitos da Itália

Tempo de leitura: 7 minutos Conheça os 10 lugares mais bonitos da Itália e prepare-se para viver experiências inesquecíveis durante sua próxima viagem pelo país. Dispondo de um litoral deslumbrante, uma infinidade de lagos e montanhas imponentes, a Itália orgulha-se de ser um dos destinos turísticos mais badalados de toda a Europa. Aqueles que visitam o país se encantam com […]

Leia mais
travessiatopo
Viagem de cruzeiro: como funcionam as travessias

Tempo de leitura: 3 minutos Os cruzeiros transatlânticos oferecem travessias com os mais variados itinerários. Viajar em uma travessia é a oportunidade perfeita para aqueles que gostam de curtir todas as atrações disponíveis a bordo, como por exemplo cassinos, shows, eventos temáticos, espaços infantis, academias, piscinas exuberantes, restaurantes de alto padrão, bares e muito mais. Neste artigo, você ficará sabendo […]

Leia mais
momentos especiais em lugares exóticos
Celebre momentos especiais em lugares exóticos

Tempo de leitura: 4 minutos Celebrar momentos especiais em lugares exóticos é o desejo de muitas pessoas, principalmente casais que amam viajar. A cada dia, novas opções, algumas até mais intimistas, aparecem e se tornam verdadeiras tendências entre turistas do mundo todo. Com opções para todos os bolsos, pessoas que optam se casar, renovar os votos, celebrar bodas ou curtir […]

Leia mais
Share via
Copy link
Powered by Social Snap