Europa e suas belas florestas
Por ser um continente extremamente diverso, a Europa possui belas florestas, muitas delas protegidas em parques nacionais. Esqueça as multidões, as praias badaladas e os shoppings. Quem planeja uma viagem pela Europa, ama a natureza e busca relaxar, pode descobrir florestas e parques naturais incríveis. Além disso, países como Croácia, Alemanha, Bélgica e muitos outros ao longo de todo o continente europeu costumam oferecer uma excelente infraestrutura voltada para o ecoturismo.
Vale ressaltar que a vegetação da Europa varia bastante, por conta dos diversos tipos de solos e climas encontrados no continente. Atualmente, cerca de 35% do continente europeu é coberto por florestas.
Em homenagem ao Dia de Proteção às Florestas, que é comemorado anualmente em 17 de julho, listamos neste artigo 5 florestas que estão entre as mais belas da Europa.
1. Plitvice Lakes National Park, Croácia
Um grande conselho que podemos dar para quem deseja viajar para a Croácia e conhecer o Parque Nacional Plitvice: não esqueça a sua câmera! Este parque ostenta uma beleza quase sobrenatural, principalmente por conta de suas cascatas e quedas d’água, lagos de cor azul turquesa e frondosos abetos e pinheiros espalhados ao longo de todo o parque. Cerca de 3/4 deste parque nacional é coberto por bosques e florestas, que também conta com várias outras espécies de árvores, como por exemplo faias, bordos, carvalhos e amieiros.
Designado como Parque Nacional em 1949, Plitvice está, desde 1979, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Sem dúvida, é um dos lugares mais bonitos da Croácia. Inclusive, muitos consideram um dos mais bonitos de toda a Europa. Plitvice localiza-se no meio do caminho entre Zadar e a capital do país, Zagreb. O parque é o segundo destino mais visitado na Croácia, ficando atrás apenas de Dubrovnik.
A infraestrutura do parque é excelente, com 18 km de trilhas bem sinalizadas. A caminhada é feita, principalmente, em cima de passarelas de madeira, que facilitam o acesso dos turistas. Existem roteiros para todos os tipos de visitantes, inclusive idosos e crianças. Há também estacionamento, guarda-volumes e restaurantes logo na entrada, além de alguns hotéis nas redondezas.
2. Halles Forest (Hallerbos), Flemish Brabant, Bélgica
Ao viajar para a Bélgica, não deixe de conhecer a Hallerbos, que parece ter saído de um conto de fadas. Também conhecida como “A Floresta Azul”, a Hallerbos é, de fato, uma floresta encantadora. Localizada no município de Halle, esta floresta é um local super acessível, e fica bem próxima à capital do país, Bruxelas.
Na época da primavera, a região fica totalmente coberta por um tapete de flores de jacinto (bluebells). O fenômeno não é incomum nas belas florestas da Europa. Entretanto, Hallerbos se destaca por conta da densidade e beleza peculiar de suas flores.
Além disso, os visitantes podem caminhar tranquilamente pelos caminhos sinuosos da floresta e encontrar animais adoráveis pelo caminho, como por exemplo coelhos e cervos.
Quando a época de florescimento dos jacintos se aproxima, o site oficial da Floresta Hallerbos posta atualizações diárias sobre o fenômeno. Desta forma, fotógrafos e visitantes saberão o melhor momento para uma visita e presenciar este mágico espetáculo azul.
3. Saxon Switzerland National Park, Alemanha
Este parque está localizado próximo a Dresden, capital do estado da Saxônia, na Alemanha. Cerca de 40% do parque é completamente coberto por florestas, muitas delas intocadas pelo homem. A paisagem do local é marcada por infinitos vales e quedas d’água, bem como penhascos rochosos e montanhas sublimes. As trilhas do local passam por florestas de cedro, pinheiros e abetos.
Um ponto interessante é que alguns pontos do Saxon Switzerland National Park aparecem no filme “O Grande Hotel Budapeste” (2014). Um destes pontos é a famosa ponte de Bastei, que passa majestosamente sobre o Rio Elba, bem no meio da floresta. A ponte é um dos principais marcos da região, assim como é uma atração turística há mais de duzentos anos.
As incríveis paisagens pitorescas do Saxon Switzerland se estendem até o território do país vizinho, República Tcheca, onde se encontra o parque nacional Bohemian Switzerland.
4. Parque Nacional da Peneda-Gerês, Portugal
O Parque Nacional da Peneda-Gerês, também chamado popularmente de “Gerês”, é o único parque nacional de Portugal. Inclusive, o parque, que foi criado em 1971, é uma das maiores áreas protegidas do país. O objetivo era proteger o solo, água, flora e fauna da região, bem como preservar esses recursos naturais e valorizá-los.
Localizada ao norte de Portugal (perto da divisa com a Espanha), esta região conta com paisagens deslumbrantes e um vasto território florestal. O parque encontra-se na zona raiana entre Minho, Trás-os-Montes e Galiza, abrangendo, assim, a Serra da Peneda e a Serra do Gerês. Além disso, por estar muito próximo a Braga, o parque é muitas vezes considerado um dos pontos turísticos da cidade.
Sem dúvida, o Parque Nacional da Peneda-Gerês é um verdadeiro paraíso, principalmente para os amantes do ecoturismo. As trilhas são perfeitamente sinalizadas, e passam por longos vales, bosques e belas montanhas. Além disso, ao seguir as trilhas pelas florestas – a pé ou de bicicleta – você poderá observar as ruínas de construções milenares, como por exemplo castelos, mosteiros e santuários, os quais integram-se perfeitamente com a paisagem.
5. Crooked Forest (Floresta Torta), Polônia
A Crooked Forest, ou Floresta Torta, está localizada próxima ao vilarejo Nowe Czarnowo, perto da fronteira com a Alemanha, na Polônia. Sem dúvida, esta bela floresta não poderia estar fora de nossa lista. As árvores desta floresta, cerca de 400 pinheiros, foram plantadas por volta de 1930, quando a área ainda era um território alemão.
Embora muitas teorias tentem explicar o estranho formato das árvores desta floresta, o real motivo ainda hoje é desconhecido. Em geral, acredita-se que as árvores ficaram desta forma em razão da técnica utilizada para o plantio das mesmas. Uma outra teoria diz que as árvores entortaram por causa dos tanques de guerra, que passavam pelo local durante a Segunda Guerra Mundial, forçando as árvores a crescerem de uma forma nada convencional. A teoria mais assustadora diz ainda que o local é assombrado, e as árvores acabaram ficando tortas por obra de poderes ocultos. Inclusive, se você é uma daquelas pessoas que adoram um local sombrio, uma visita à floresta à noite é super recomendada.
Contudo, qualquer que seja o motivo de sua singularidade, certamente a Crooked Forest se mantém sendo um dos lugares mais estranhos e ao mesmo tempo interessantes na Polônia. Sem dúvida, esta floresta é um local incrível para um belo passeio relaxante em meio à natureza.
Dicas para você aproveitar ao máximo sua experiência pelas belas florestas da Europa:
- Use sempre roupas respiráveis, bem como tênis confortáveis, de preferência com um solado antiderrapante;
- Não deixe de contar com um casaco, já que o clima costuma ser mais frio em florestas;
- Nunca se aventure em trilhas desconhecidas e não sinalizadas sem orientação;
- Não se esqueça de usar protetor solar, principalmente no verão;
- Certifique-se de levar seu celular, bem como uma lanterna;
- Se necessário, solicite um mapa da região em postos de atendimento ao turista;
- Leve comida e água potável em uma mochila;
- Deixe suas mãos sempre livres e evite carregar coisas em sacolas;
- O mais importante: nunca jogue lixo no chão! Leve sempre seus resíduos com você, até encontrar a lixeira mais próxima.
Ao usar roupas e acessórios adequados, você poderá evitar, por exemplo, possíveis desconfortos durante seu passeio turístico. Seguir um bom planejamento, especialmente neste tipo de programa, pode influenciar bastante sua experiência. E lembre-se: disposição e bom humor são, acima de tudo, peças fundamentais!