Av. Nossa Senhora de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ (21) 2545-2599

Melhores práticas de turismo verde

Melhores práticas de turismo verde

O turismo verde está ganhando espaço e, principalmente, adeptos cada vez mais exigentes. Talvez este não seja o primeiro critério que você usa para escolher onde passar as férias ou os momentos de lazer com os amigos e a família, mas as práticas sustentáveis em alguns lugares do mundo ganham destaque entre turistas engajados. Conheça 10 países que se enquadram neste modelo mais ético de acordo com práticas sustentáveis, políticas públicas e leis ambientais.

Países com as melhores práticas em turismo verde

Cabo Verde – Este arquipélago africano com dez ilhas vulcânicas é rico em natureza e cultura. O país conta com uma das melhores taxas de bem-estar social em seu continente e possui direitos civis e políticos que servem de modelo para muitos outros países.
Chile – Apesar de muito badalado, o Chile já desenvolve políticas favoráveis a sua biodiversidade. Desde o deserto do Atacama até as geleiras da Patagônia, o Chile preserva cerca de 20% de seus recursos com títulos de reservas e parques naturais e foi o primeiro país da América do Sul a cobrar taxa pela emissão de carbono.
Dominica – Esta ilha no mar do Caribe é cercada por paisagens vulcânicas e abriga um dos maiores lagos de águas termais do mundo, o Boiling Lake. O que se destaca em termos de práticas sustentáveis são as diversas iniciativas voltadas para energia limpa e medidas políticas contra a caça de baleias na região.
Ilhas Maurício – Este é um dos países mais desenvolvidos da África com praias de água azul-turquesa. Mesmo com resorts construídos no meio de florestas virgens, o meio ambiente recebe um cuidado especial: a taxa de reciclagem no país é de 50%. Além disso, o governo criou uma campanha para atingir 200 mil árvores plantadas até o fim do ano passado e é o país africano com os melhores programas sociais para idosos.
Lituânia – Um terço deste território é coberto por florestas. O país tem um dos melhores PIBs e Índices de Desenvolvimento do mundo e priorizou a preservação praticando diversas leis ambientais. Tanto é que 22% de toda a energia do país é renovável, com projeção de 23% até 2020.
Palau – Paraíso para os praticantes de mergulho, o país é formado por 250 ilhas no Oceano Pacífico e leva o título de “Estrela Ambiental” devido à diversas iniciativas de preservação da vida marinha e de sua biodiversidade.
Samoa – Natureza intacta, diversas espécies de animais, cachoeiras e florestas. O Estado Independente de Samoa fica na Oceania e é uma pequena ilha do Oceano Pacífico que decidiu investir US$ 1 milhão em sua biodiversidade e em sistemas para controlar as mudanças climáticas.
Tonga – Formado por mais de 170 ilhas, o Reino de Tonga – como é chamado o país – é rodeado por florestas e praias paradisíacas. Após sofrer com o aumento do nível do mar por conta do aquecimento global, o país reduziu em 50% a importação de diesel pelos próximos 5 anos e já planeja fazer de uma de suas ilhas a primeira a implementar fazendas orgânicas.
Uruguai – O país sul-americano vem recebendo diversos turistas nos últimos anos muito por conta de novas políticas públicas. Visto como um dos destinos mais éticos do mundo, o país tem como exemplo um projeto para implementar ônibus e táxis elétricos ainda este ano.
Vanuatu – Neste conjunto de ilhas no Pacífico Sul o governo beneficia os povos indígenas após fazer uma reforma agrária. Seus habitantes falam mais de cem dialetos e entre as atrações de Vanuatu, os turistas poderão mergulhar, aproveitar cachoeiras, apreciar árvores milenares e o vulcão ativo mais acessível do mundo.
Post relacionado
Turismo consciente: veja as melhores práticas e atitudes

Cada país tem suas tradições, costumes e leis que são diferentes dos demais, mas o que é comum entre todos eles é a necessidade da prática do turismo consciente. Fazer com que os turistas entendam e pratiquem a preservação ambiental, o cuidado com a natureza e o respeito por animais e plantas, é o objetivo.



Leia mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

doze − cinco =