Av. Nossa Sra. de Copacabana, 928 / Gr. 602, Rio de Janeiro - RJ | (21) 2545-2599 | | App:

Turismo consciente: veja as melhores práticas e atitudes

Turismo consciente: veja as melhores práticas e atitudes

Cada país tem suas tradições, costumes e leis que são diferentes dos demais, mas o que é comum entre todos eles é a necessidade da prática do turismo consciente.

Fazer com que os turistas entendam e pratiquem a preservação ambiental, o cuidado com a natureza e o respeito por animais e plantas, é o objetivo.

Mas, será que isso realmente acontece na prática?

Os turistas têm acesso à informação sobre as práticas do turismo consciente em cada país que visitam?

Você, que está lendo esse artigo agora, pratica o turismo consciente quando está viajando?

Então, vamos conhecer algumas atitudes que podem fazer toda a diferença para nossas próximas gerações.

Escolha a sua próxima viagem.

Práticas de turismo consciente

Muitas vezes temos a consciência de que devemos fazer e praticar atos menos danosos ao nosso planeta, mas não sabemos bem como fazer isso.

Você já se preocupou em conseguir um hotel perto do seu ponto turístico preferido e assim evitar a emissão de poluentes em veículos que levarão você até lá?

Na sua mala tem uma bolsa retornável para que não se precise usar sacolas plásticas?

Para ajudar você e, principalmente, nosso planeta e as futuras gerações, esse artigo vai te mostrar algumas práticas de turismo consciente que você precisa começar a fazer desde já.

Atrações

Gastar tempo e dinheiro em zoológicos onde animais estão presos ou em parques aquáticos com tanques transformados em “casa” para mamíferos, não é um exemplo de atitude de turismo consciente, certo?

Então coloque no seu roteiro passeios que mostrem a cultura e as belezas naturais da região, como florestas, parques, praias, montanhas, etc.

Roupas

Quando você for separar as roupas para a sua viagem já é possível começar a praticar o turismo consciente evitando, por exemplo, aquelas peças que precisam ser passadas com o ferro.

Se não for possível, leve poucas peças e você já estará reduzindo o consumo de energia.

Água

Você sabia que, em média, um turista gasta quase 3 vezes mais água do que os moradores de uma cidade? E isso não soa nada bem para quem quer começar a fazer o turismo consciente, certo?

Para ajudar a evitar tanto desperdício evite trocar toalhas e roupas de cama do hotel a todo momento, sem ter a necessidade de fato. Com essa atitude já é possível economizar alguns litros d’água.

Hotel

Usar ônibus, carro ou taxi para fazer um lanche perto do hotel é uma atitude nada consciente principalmente pela emissão de monóxido de carbono que polui o ar, sem falar que esse é um dano que pode ser evitado com facilidade.

Na hora de escolher sua hospedagem dê preferência aos hotéis que estão mais perto da região que você pretende frequentar e caminhe pelas ruas até uma lanchonete, restaurante ou praça, combinado?

Eletrônicos

Ao sair para a praia, café da manhã, almoço, lanche, ou qualquer outra atividade fora do seu quarto, pratique o turismo consciente retirando todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite o consumo desnecessário de energia.

Isso vale para secadores de cabelo, cafeteiras, além dos celulares e notebooks.

Bolsa

Leve sempre com você uma bolsa retornável, daqueles que podemos usar tanto para as compras de mercado – evitando o uso de sacolas plásticas – quanto na praia, onde cabe tudo que levamos e também o lixo.

Água

Manter a hidratação do corpo é essencial em uma viagem, mas você não precisa comprar 2, 3 garrafas de água por dia. Leve uma de casa e tente usá-la nos dias de passeio e você vai contribuir evitando a geração de lixo com as garrafinhas.

Praias

Não custa lembrar que você é o responsável por tudo o que você deixa nas areias, certo? Portanto, deixe apenas as suas pegadas nas praias e tenha a consciência de que as próximas gerações também vão gostar de aproveitar um banho de mar, assim como você.

Trilhas

Durante a sua caminhada por trilhas da região que você escolheu para passar as férias é essencial promover o turismo consciente.

Assim como nas praias, deixe suas pegadas e nada mais.

Essas são apenas algumas dicas para você começar colocar na sua rotina de viagens, mas que vão fazer uma grande diferença no futuro.

Post relacionado
topo-chile
Melhores práticas de turismo verde

O turismo verde está ganhando espaço e, principalmente, adeptos cada vez mais exigentes. Talvez este não seja o primeiro critério que você usa para escolher onde passar as férias ou os momentos de lazer com os amigos e a família. Mas, as práticas sustentáveis em alguns lugares do mundo ganham destaque entre turistas engajados. Conheça 10 países que se […]

Leia mais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos marcados como obrigatório *

onze + 16 =