O que fazer em Tóquio: a cidade-sede das Olimpíadas 2020

O que fazer em Tóquio: a cidade-sede das Olimpíadas 2020

Tóquio é a grande tendência do turismo para 2020. A cosmopolita capital do Japão irá sediar um dos maiores e mais importantes eventos internacionais: os Jogos Olímpicos. Neste artigo, você vai ficar sabendo um pouco mais sobre o que fazer em Tóquio em termos de atrações turísticas e pontos de interesse, bem como encontrará dicas sobre como aproveitar a metrópole em cada estação do ano. Confira! 

O que fazer em Tóquio

vista de tóquio, cidade-sede das Olimpíadas 2020
No Mirante Tokyo City View você conseguirá ter uma visão privilegiada de toda a região metropolitana de Tóquio

Tóquio é uma das cidades mais movimentadas do planeta, e seu ritmo frenético parece nunca andar em marcha lenta. Atualmente, a região metropolitana de Tóquio abriga cerca de 37 milhões de pessoas. De fato, é a maior população urbana do planeta. A capital, sem dúvida, é a principal porta de entrada para o Japão, e oferece uma gama de contrastes. De um lado, luzes futuristas; por outro lado, ruas calmas de pedra que nos levam a templos, onde a principal atividade é a meditação. 

Um passeio imperdível é a visita ao Mirante Tokyo City View, localizado no 52º andar da Mori Tower. Este incrível observatório conta com duas áreas envidraçadas. Desta forma, você terá uma visão privilegiada de 360º de toda a área de Tóquio, bem como do magnífico Monte Fuji. O horário que mais atrai visitantes, sem dúvida, é durante o pôr-do-sol.

Confira nossas Viagens em Grupo para o Japão!

Outras atrações que você não pode perder: uma visita ao mundialmente famoso mercado de peixes Tsukiji ao amanhecer, bem como um passeio de barco pelo rio Sumida. São oferecidos pequenos cruzeiros, com itinerários variados. Os passeios costumam passar por diversas pontes e locais históricos. Ao final da tarde, você poderá vislumbrar os edifícios iluminados de Tóquio. Inclusive, um passeio pelo calçadão do rio Sumida é um excelente programa para se fazer à noite. A região é repleta de restaurantes, bem como bares com os famosos karaokês japoneses.

Transporte

mapa do metrô de Tóquio cidade-sede das Olimpíadas 2020
O mapa do Metrô de Tóquio contém informações em inglês, e é uma ferramenta muito útil para turistas em visita à cidade

Sem dúvida, o meio de transporte mais utilizado em Tóquio é o metrô. São 282 estações distribuídas em uma rede de cerca de 330 km de extensão. Todos os dias, milhares de turistas utilizam, principalmente, este meio de transporte para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Por este motivo, grande parte das informações também são disponibilizadas em inglês. Inclusive, atualmente, você também verá informações em inglês em placas de trânsito e de orientação. Então, não será difícil passear pela cidade, mesmo que você não saiba uma palavra em japonês.

Saiba como planejar uma viagem de férias e baixe nosso checklist de viagem. Ele irá ajudá-lo a não esquecer nenhum item essencial na hora de arrumar as malas para viajar.

Atrações culturais

A cidade abriga uma variedade riquíssima de atrações culturais. Por exemplo, o Museu Nacional de Tóquio, localizado no Parque Ueno, conta com 20 galerias repletas de artefatos com até 1.500 anos de pura história japonesa. O Parque Ueno, fundado em 1873, é um dos parques mais antigos de Tóquio. Você encontrará um grande número de museus neste local, além de vários monumentos, um zoológico e muito mais. Durante a primavera, por volta do final de março, milhares de pessoas costumam visitar o parque para apreciar a primeira florada da cerejeira (também chamada de sakura), bem como para celebrar o Hanami – costume tradicional japonês de contemplar a beleza das flores com festas ao ar livre.

Palácio Imperial

palácio imperial de tóquio, cidade-sede das Olimpíadas 2020
Ponte Nijubashi com o Palácio Imperial ao fundo

O Palácio Imperial de Tóquio, residência da família imperial, atrai milhares de turistas por conta de sua beleza e imponência. Os jardins do palácio ficam abertos para visitação durante todo o ano, e nenhum valor é cobrado para acessar esta área. O ponto mais fotografado e um dos símbolos do Palácio Imperial de Tóquio, sem dúvida, é a Ponte Nijubashi.

Tóquio: cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2020

Este grande evento acontecerá no segundo semestre de 2020. E a cidade-sede das Olimpíadas 2020 já está praticamente pronta para surpreender o mundo. O evento dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, sem dúvida, será o mais inovador da história das Olimpíadas. Aproximadamente 4,5 milhões de pessoas são esperadas na cidade durante o período das Olimpíadas. Com o evento, os japoneses esperam receber todos os povos do mundo de braços abertos, oferecendo um ambiente que, de fato, celebre a unidade na diversidade.

Não fique de fora desta festa! Na Mar-Tha Rio você encontra várias opções de viagens em grupo para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. Confira aqui nossas opções ou fale com a nossa equipe de consultoras usando o nosso telefone, chat, e-mail ou nos visitando pessoalmente.

O que fazer em Tóquio em cada estação do ano

Inverno

Meses: dezembro, janeiro, fevereiro

Temperatura média: 2 – 11º C

Parque dos Macacos de Jigokudani, localizado a oeste de Tóquio.
A melhor época para visitar o Parque Jigokudani é no inverno, já que os macacos raramente entram na fontes termais durante o verão

Dentre as infinitas opções de lazer em Tóquio, algumas só podem ser aproveitadas durante o inverno. As já tradicionais iluminações de inverno são um espetáculo à parte, e podem ser apreciadas por todos os lugares. Muitos turistas visitam o Japão entre os meses de dezembro e março para aproveitar as excelentes estações de esqui disponíveis por lá. Existem muitos resorts de esqui os quais podem ser acessados facilmente estando em Tóquio. Além disso, nas áreas centrais de Tóquio, você encontrará diversos rinks de patinação no gelo.

Entretanto, uma das atrações mais procuradas por turistas fica no Parque dos Macacos de Jigokudani, localizado na província de Nagano, a oeste de Tóquio. Milhares de macacos vivem no parque e, durante o inverno, estes animais protagonizam um verdadeiro show ao se banharem nas águas termais do parque. O percurso Tóquio – Nagano de trem leva cerca de 80 minutos. Você também poderá chegar até o local facilmente de ônibus ou de carro.

Existem alguns pratos sazonais recomendados para esta estação, como por exemplo o mochi (bolo de arroz). O famoso hot pot japonês – uma espécie de fondue com caldo quente e ingredientes frescos servidos à mesa – também é bem tradicional nesta época. Contudo, os caranguejos (kani, em japonês) são a iguaria mais procurada da estação. A cidade de Tóquio conta com alguns restaurantes especializados no prato, como por exemplo o Kaniminato Otemachi Branch, o Kanibugyo Shinjuku Higashiguchi Branch e o Gottsuo.

Outono

Meses: setembro, outubro, novembro

Temperatura média: 9 – 26º C

Avenida Ginkgo em Tóquio
As árvores de ginkgo biloba têm um grande significado na cultura japonesa, e simbolizam longevidade, esperança, superação e paz

O outono, para muitas pessoas, é considerado a melhor estação do ano para visitar Tóquio. O mar de folhas coloridas são a grande atração, não apenas em Tóquio, como também por todo o Japão. Os tradicionais Jardins Japoneses se tornam encantadores por conta dos tons quentes e alaranjados apresentados pela natureza, e muitos deles ficam abertos até tarde durante toda a estação. Além disso, diversos eventos acontecem nesta época, como por exemplo o halloween.

Porém, o evento mais popular em Tóquio durante o outono é o Meiji Jingu Gaien Ginkgo. O festival acontece na “Avenida Ginkgo”, mundialmente famosa por conta das majestosas árvores de Ginkgo Biloba. A rua e suas árvores se estendem por cerca de 300 metros, em duas vias. Além de apreciar a beleza do local, você irá se deliciar com diversas opções de street food (ou comida de rua), preparadas com ingredientes locais. O evento dura duas semanas, e mais de 1.8 milhões de pessoas visitam o local todos os anos.

E já que esta estação é descrita no Japão como “O Apetite de Outono”, os eventos gastronômicos são uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre a culinária do país. O Tokyo Ramen Show é imperdível, assim como o Tokyo Wagyu Show.

Por outro lado, se você é o tipo de turista que adora viver experiências diferentes durante uma viagem, não perca o icônico Torneio de Sumô (a tradicional luta japonesa). Alguns eventos do tipo ocorrem ao longo do ano em Tóquio. Contudo, a temporada de setembro é a mais popular de todas.

Leia mais:

Verão

Meses: junho, julho, agosto

Temperatura média: 18 – 29º C

Hanabi Taikai (Festival de Fogos de Artifício) em Tóquio cidade-sede das olimpíadas 2020
Todos os anos, durante o verão, milhares de pessoas se reunem à beira de rios e praias para apreciar e fotografar o Hanabi Taikai (Festival de Fogos de Artifício)

Certamente, o verão é a estação mais empolgante do ano. A queima de fogos (Hanabi Taikai, em japonês) é um dos eventos mais populares, bem como o símbolo do verão japonês. Tóquio conta com vários eventos do tipo, incluindo a famosa queima de fogos no rio Sumida e a queima de fogos da Baía de Tóquio, com a Rainbow Bridge ao fundo.

Todos os eventos culturais e desfiles que celebram a estação são repletos de comidas típicas, assim como músicas e danças tradicionais. A atmosfera local se torna extremamente alegre e festiva. Não deixe de aproveitar os festivais de cerveja, que normalmente acontecem ao ar livre (jardins, terraços, etc) e duram o dia todo.

No Japão também existem diversos campos de flores magníficos, assim como os campos de lavanda de Provence, na França, e os campos de tulipas do Parque Keukenhof, na Holanda. Durante o verão acontecem muitos festivais de flores nos arredores de Tóquio. Então, se você aprecia a beleza e delicadeza das flores e está planejando viajar para Tóquio no verão, fica aqui a nossa dica!

Além dos festivais de verão, você também poderá aproveitar as belas praias japonesas próximas à Tóquio, como por exemplo Onjuku, Chigasaki, Shirahama e muito mais.

Primavera

Meses: março, abril, maio

Temperatura média: 5 – 21º C

cerejeiras em Tóquio cidade-sede das olimpíadas 2020
Aproveite a paisagem e faça um agradável passeio de barco em um dos parques da cidade

Sem dúvida, o florescer das cerejeiras japonesas (sakura) é o evento mais aguardado da primavera no Japão. Estas flores simbolizam, acima de tudo, alegria e beleza no país, e têm o poder de transformar as paisagens em um verdadeiro conto de fadas. No Japão, existem mais de 300 espécies diferentes de cerejeiras.

Como dissemos acima, contemplar a beleza das flores nesta época é a atividade mais popular entre os japoneses. E Tóquio conta com infinitas opções de festivais, onde os visitantes podem se deliciar com comidas e bebidas de dar água na boca enquanto apreciam toda a beleza das flores de cerejeira. Você encontrará por todos os lugares produtos inspirados nesta temática, incluindo chás, bebidas refrescantes, sobremesas e muito mais. Além disso, aproveite a primavera e experimente todos os tipos de sobremesas com morangos, a fruta mais abundante da estação.

Nesta época também se inicia a plantação de arroz pelo país, que é o alimento sagrado dos japoneses. Aproveite que os dias são, em geral, ensolarados e passe bons momentos relaxando, caminhando ou fazendo um piquenique em um dos diversos parques de Tóquio.

Saiba mais a respeito das regras sobre a validade dos passaportes brasileiros em nosso blog!

Para saber mais sobre o que fazer em Tóquio, a cidade-sede das Olimpíadas 2020, confira o video abaixo e comece desde já a planejar sua viagem!

 

Vídeo: gotokyo.org

 

Post relacionado
topo-vegas-2
10 melhores pontos turísticos de Las Vegas

Tempo de leitura: 5 minutos Os pontos turísticos de Las Vegas, cidade localizada no meio do deserto, no estado de Nevada, são de encher os olhos e atraem mais de 40 milhões de turistas todos os anos. Existem atrações para todos os gostos, e muitas pessoas consideram a cidade um dos destinos mais imperdíveis dos Estados Unidos. A cidade é, […]

Leia mais
momentos especiais em lugares exóticos
Celebre momentos especiais em lugares exóticos

Tempo de leitura: 4 minutos Celebrar momentos especiais em lugares exóticos é o desejo de muitas pessoas, principalmente casais que amam viajar. A cada dia, novas opções, algumas até mais intimistas, aparecem e se tornam verdadeiras tendências entre turistas do mundo todo. Com opções para todos os bolsos, pessoas que optam se casar, renovar os votos, celebrar bodas ou curtir […]

Leia mais
topo-budapeste-blog
Budapeste: o melhor destino turístico europeu de 2019

Tempo de leitura: 5 minutos A cidade de Budapeste, capital da Hungria, foi eleita como o “Melhor Destino Europeu de 2019”, de acordo com o site European Best Destinations. A capital húngara concorreu com outras 14 cidades, dentre elas Braga, em Portugal, e Monte Isola, na Itália. Budapeste é, de fato, um destino turístico completo, e possui vários pontos turísticos […]

Leia mais
1
Olá,
Podemos te ajudar?
Powered by