Viaje por Provence e seus belos campos de lavanda

Viaje por Provence e seus belos campos de lavanda

Os campos de lavanda de Provence, região localizada na parte sudeste da França, parecem ter saído de um livro de conto de fadas. Da mesma forma, milhares de girassóis, vinhedos e oliveiras fazem desta região francesa um verdadeiro oásis, principalmente para aqueles que apreciam belas paisagens e atrações ao ar livre. As paisagens rurais de Provence, repletas de vilarejos (as famosas “villas”) que se estendem ao longo de inúmeras colinas, são encantadoras.

Sem dúvida, quem visita a região de Provence, consegue captar o melhor da essência francesa. O clima é formidável, assim como os aromas, sabores e cores. Não é surpresa que a beleza de Provence tenha inspirado tantos artistas, tais como Cézanne, Van Gogh e Picasso. 

campos rurais e vilarejos de provence
As belas paisagens dos vilarejos de Provence sempre serviram de inspiração para artistas renomados

Provence compreende cinco municípios: Vaucluse, Bouhes-du-Rhone, Var, Alpes-Maritime, e Alps-de-Haute-Provence.

Quando falamos sobre Provence, também vale mencionar as magníficas praias desta região francesa. Se você gosta de esportes e atividades aquáticas, irá adorar as praias de Cannes, St Tropez, Antibes, Nice, Mônaco e Juan-les-Pins. Não é por acaso que Provence é reconhecida como uma das mais inigualáveis e interessantes regiões da França, principalmente durante o verão. Inclusive, o cânion mais profundo da Europa fica em Provence. Chamado de Gorges du Verdon, este fascinante cânion, formado no rio Verdon, possui mais de 700 metros de profundidade. 

vista aérea do Gorges du Verdon
Principalmente durante o verão, muitos turistas alugam caiaques para passear pelo rio Verdon

Uma viagem ao longo desta região da França revela, acima de tudo, uma quantidade incrível de lugares para conhecer. Você poderá visitar, por exemplo, ruínas Romanas majestosas, museus, galerias de arte que exibem trabalhos de pintores famosos, mansões e jardins históricos, castelos medievais, cavernas pré-históricas, reservas florestais, vinícolas e vinhedos ancestrais, e muito mais.

As 10 cidades mais visitadas em Provence são:

Avignon

Arles

Roussillon

Gordes

Nice

Toulon

Marselha

Cannes

• Menton

Aix-en-Provence

pont du gard no coração de provence
Construída por volta do século I a.C., a Pont du Gard é uma construção Romana, localizada na cidade de Nîmes

 

Vai viajar para a Europa (Espaço Schengen)? Seu passaporte precisa ter validade de pelo menos 3 meses a partir da data de retorno da viagem. Saiba mais a respeito das regras sobre a validade dos passaportes brasileiros em nosso blog!

Culinária

As cidades que ficam na região da Provence são muito procuradas por admiradores da boa gastronomia, e a oferta de restaurantes sofisticados por lá é imensa. Sem dúvida, a gastronomia provençal é motivo de muito orgulho para a França, além de ser reconhecida e muito apreciada pela Europa e em todo o mundo. Entretanto, não é necessário ir até um requintado restaurante com estrelas Michelin para experimentar maravilhosas iguarias locais.

azeitonas produzidas em provence
Graças à qualidade das azeitonas de Provence, o azeite provençal se tornou mundialmente famoso pela sua qualidade e seu sabor

Você poderá experimentar, principalmente, deliciosos frutos do mar cozidos de forma rústica, em fogueiras. Um dos pratos mais tradicionais, sem dúvida, é o polvo assado na brasa. Os vinhos produzidos na região também são fantásticos. Inclusive, o vinho é um dos produtos mais importantes de Provence, e vem sendo produzido na região há pelo menos 2.600 anos. Os tradicionais vinhos de Provence são os rosados secos e doces, bem como os tintos mais encorpados.

O doce mais tradicional de Provence é o torrone, que na França é chamado de nougat. Esta delícia é feita da mesma forma há séculos, ou seja, artesanalmente. De acordo com os produtores locais, o mel produzido na região é o principal detalhe que faz com que o nougat de Provence seja tão diferenciado. Inclusive, Provence conta com muitos apiários, e você encontrará mel da melhor qualidade.

Eventos

Provence possui um calendário de eventos bem movimentado ao longo do ano. Eventos como por exemplo exibições de arte, feiras com produtos locais, festivais culturais e eventos musicais atraem milhares de turistas de todas as partes do mundo para Provence. Sem dúvida, o evento que mais atrai os olhares da mídia internacional é o Festival de Cannes (site oficial).

Leia mais:

Os famosos campos de lavanda

Nada simboliza tão bem Provence como os vastos campos de lavanda e os vilarejos desta região francesa. Inclusive, as lavandas de Provence estão entre as melhores do mundo – e certamente entre as mais famosas também.

Os campos perfumados de lavanda são o grande orgulho local, bem como uma das principais razões que levam turistas do mundo todo para conhecer Provence. As melhores áreas para apreciar belíssimos campos de lavanda em Provence são: Valensole, Sault e Luberon.

campos de lavanda
A lavanda é um dos maiores símbolos de Provence

Valensole

O planalto de Valensole é famoso no mundo todo por seus campos de lavanda. Entretanto, o lugar também é repleto de campos dourados de girassóis, charmosos vilarejos no melhor estilo provençal, além de lindos lagos de cor azul turquesa. Todos estes detalhes fazem de Valensole o destino mais procurado por turistas, bem como o mais fotogênico.

Sault

O vilarejo amuralhado de Sault fica encravado em um cume, localizado entre uma densa floresta e um vale agrícola. Sem dúvida, vale muito a pena conhecer a região. Ao passar pela estrada que te leva até esta região, você verá imensos campos de lavanda. Em Sault, a produção de lavanda acontece em grande escala. Alocados de uma forma mais concentrada, se compararmos com os campos de Valensole, os campos de lavanda de Sault são perfeitos principalmente para um passeio de bicicleta ou mesmo a pé.

Luberon

O vale de Luberon é uma área onde belíssimos vilarejos se estendem até o topo das colinas, integrando-se com o cenário pitoresco da região. Essencialmente, é o local perfeito para conhecer a “real” Provence. Os campos de lavanda do vale de Luberon não são tão concentrados como os de Valensole e Sault. Porém, a região ostenta alguns dos campos de lavanda mais icônicos de toda a Provence. É lá que você encontrará a famosa Abadia de Sénanque, localizada nas proximidades de Gordes. A abadia, fundada em 1148, parece flutuar sobre um magnífico campo de lavanda.

Abadia de Sénanque e campos de lavanda
A Abadia de Sénanque é um dos ícones de Provence, e fica próxima ao vilarejo de Gordes

Dica: Ao visitar os campos de lavanda em Provence, lembre-se sempre que os campos são propriedades privadas. Recomenda-se não pisar nos arbustos, bem como não arrancar as flores. 

Como chegar e onde ficar em Provence

Provence é uma região extremamente vasta na França, dividida por áreas desde a pacata Luberon até a badalada Riviera e seus destinos costeiros. Todas estas áreas oferecem ótimas e variadas opções de hospedagem, como por exemplo em hotéis, villas (vilarejos), spas e refúgios em áreas rurais.

Provence é servida por dois grandes aeroportos – o de Nice e o de Marselha. Além disso, há também um aeroporto menor em Avignon, que oferece voos suplementares e sazonais. Há ainda conexões em trens que passam pela maioria das cidades provençais.

Comece a planejar desde já uma fantástica viagem pela França. Temos várias opções de pacotes de viagens, viagens em grupo, cruzeiros e muito mais!

Melhor época para visitar Provence

Durante o verão, que em geral é quente e seco, os vilarejos de Provence ficam repletos de turistas. Deste modo, a combinação de dias ensolarados com um grande volume de pessoas pode acabar se tornando uma situação desconfortável para algumas pessoas. Por outro lado, durante o inverno, o clima fica bem mais ameno. Contudo, as chuvas não são incomuns, e pode ventar bastante nesta época.

Se você viajar para Provence entre maio e junho, poderá aproveitar para ver os campos de lavanda florescendo, bem como os icônicos girassóis que se espalham por todos os lugares. Já se você optar viajar para Provence entre setembro e outubro, irá aproveitar temperaturas agradáveis, bem como um menor volume de pessoas nos vilarejos da região.

Guia rápido sobre os campos de lavanda de Provence:

Junho: a grande maioria dos campos de lavanda estará florescendo a partir da 2ª quinzena de junho. Entretanto, os campos de lavanda localizados em regiões mais altas, em geral, são os últimos a florescer.

Julho (1ª quinzena): o começo do mês de julho é a melhor época para ver toda a região coberta de lavandas. Porém, como é de se esperar, o volume de pessoas na região é bastante intenso.

Julho (2ª quinzena): após o 15º dia do mês, as lavandas começam a ser colhidas. Contudo, algumas áreas de Provence só iniciam a colheita das flores no final do mês.

Agosto: por fim, agosto é o mês que fecha a temporada das lavandas. Porém, com sorte, você ainda encontrará alguns campos floridos ao longo da região.

Veja abaixo os encantadores campos de lavanda de Provence e aprecie toda a beleza deste lugar mágico:

(vídeo: © Dennis Schmelz)

Post relacionado
topo-cambio
Dicas para não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior

Tempo de leitura: 4 minutos Ao planejar suas viagens internacionais, é muito importante saber que existem vários recursos que te ajudarão a não perder dinheiro ao fazer câmbio no exterior. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você esteja ciente sobre como funciona o processo de troca de moedas e não ser pego de surpresa com cobranças inesperadas. Confira. O […]

Leia mais
visto-europa-topo
Vai viajar para a Europa? Saiba tudo sobre o visto ETIAS

Tempo de leitura: 3 minutos Você conhece o visto ETIAS? A partir de 2021, turistas brasileiros que desejarem viajar para a Europa por um período de até 90 dias precisarão se cadastrar no sistema ETIAS para entrar e viajar por todos os países do Espaço Schengen, inclusive menores de 18 anos. O visto de viagem ETIAS será válido tanto para […]

Leia mais
topo-museus
Museus de arte contemporânea que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 4 minutos Existem centenas de museus de arte contemporânea pelo mundo, e grande parte destes locais costuma exibir obras de artistas mundialmente famosos, bem como de artistas locais. Sem dúvida, as viagens culturais são a grande tendência do turismo para os próximos anos. Então, aproveite a rica experiência de conhecer as variadas formas de expressão artística, criadas […]

Leia mais
Share via
Copy link
Powered by Social Snap