: Parque Mino
: Cove Beach
: Catedral de Lugo

Sobre Lugo

Lugo é um município e cidade da Galiza, Espanha.

É capital da província de Lugo e da comarca homónima.

O município tem 332 km² de área e em 2016 tinha 98 268 habitantes (densidade: 296 hab./km²).

É uma cidade de origem celta e romana, no primeiro caso como um povoado em honra do deus Lug ou Lugh e depois fundada como acampamento militar do império em 25 a.C. por Paulo Fábio Máximo, é a mais antiga da Galiza.

Construída nas proximidades dum castro, na época romana recebeu o nome de Luco Augusto.

São testemunha dos seus primeiros anos de história os numerosos restos romanos, muitos deles conservados no Museu Provincial, e sobretudo a muralha romana, única no mundo que conserva todo o seu perímetro e declarada Património da Humanidade em 2000.

Ao longo da sua história passou por períodos de abandono, bem como por importantes momentos na história do país em que esteve integrada.

Desde a mobilização em 842 dum grande exército galego para conquistar Oviedo e entronizar Ramiro I das Astúrias como primeiro rei da Galiza, até o pronunciamento do Coronel Miguel Solís, que daria começo à revolução galega de 1846.

Geograficamente, a cidade fica num outeiro, nas terras do Alto Minho, e circundada pelo próprio rio Minho, além de outros mais pequenos, como o Mera.

O concelho, incluído na Reserva da Biosfera "Terras do Minho", é o segundo mais extenso da Galiza e o quarto mais populoso.

Actualmente Lugo é uma cidade comercial e de serviços, com um campus universitário que depende da Universidade de Santiago de Compostela, especializado em ciências agrárias.

Destacam-se também as populares festas realizadas na cidade como o Arde Lucus, que relembra o passado romano e castrejo da cidade, e as Festas do São Froilão de Lugo, que cada ano atraem à cidade mais de um milhão de visitantes entre 4 de Outubro|4 e 12 de Outubro.