(21) 2545-2599   |   (21) 98420-3655         

O que fazer em Munique: 8 atrações fundamentais

O que dizer de Munique? A capital da região da Baviera e terceira maior cidade da Alemanha divide opiniões entre os turistas. Há quem ame e há quem seja tão fã. Mas não há quem possa negar que Munique é uma das cidades europeias que melhor combina a modernidade com a tradição, além de ser a casa de diversos monumentos históricos incríveis. Por isso, nada melhor que conhecer a cidade para tirar as suas próprias conclusões. Especialmente com o verão europeu se aproximando. Os principais pontos turísticos de Munique tem forte apelo cultural, assim como atrações voltadas para quem aprecia uma boa festa e bastante cerveja. Confira o que fazer em Munique e inclua no roteiro da sua viagem.

O que fazer em Munique

Centro histórico

Um dos cantos mais charmosos da cidade, o centro histórico de Munique é um ótimo lugar para visitar a pé. Dentre as principais atrações do local, está a Marienplatz, principal praça da região e onde fica a coluna com a imagem dourada Santa Maria, um dos símbolos locais. Ainda nesta parte de Munique está localizada a Ópera de Munique e o Palácio Residenz. Esses dois prédios históricos são mundialmente conhecidos e impressionam quem tem o privilégio de visitar.

monumento-de-santa-maria
Inegavelmente, o monumento de Santa Maria é um dos principais monumentos do Centro Histórico. (Foto: Luis Fernando Felipe Alves/Unsplash)

Também conhecido como Residenz de Munique (Residência de Munique, em PT-BR) ou Palácio Real, o Residenz é um dos maiores palácios da Europa com 130 salas abertas ao público. No entanto, sua importância histórica vai muito além da sua grandiosidade. Foi ali que viveram os reis e duques da Baviera entre 1508 e 1918. Inclusive, uma das áreas mais interessantes do palácio para visitar é o Salão Imperial, que recebia os bailes da corte, e a Sala do Tesouro, que guarda inúmeros objetos da realeza, como jóias e coroas.

Mas caso o seu interesse seja fazer compras, a Maximilian Strasse é o seu lugar. É nesta avenida que estão diversas lojas de grife famosas. Além disso, o visual da rua deixa o passeio ainda mais agradável.

Frauenkirche

Próximo ao centro histórico está a catedral de Nossa Senhora. Construída em 1468, a catedral é um dos edifícios que foram afetados pela Segunda Guerra Mundial, foi severamente danificada e precisou ser reconstruída. A reconstrução foi um sucesso e hoje uma visita a Frauenkirche é uma das melhores coisas para fazer em Munique. Não só pelo edifício em si, mas também porque é possível subir na torre sul da catedral e ter uma vista privilegiada da cidade e, caso o tempo esteja aberto, dos alpes.

o-que-fazer-em-munique-marienplatz
As duas torres de cúpulas verdes da Frauenkirche ao fundo da Marienplatz. (Foto: Daniel Seßler/Unsplash)

Englisch Garten

O Englisch Garten é um dos maiores parques verdes do mundo. É mais um dos principais pontos turísticos de Munique, pois está ali desde 1789, devido a um pedido do príncipe Carl Theodor. Entre as diversas opções de lazer que o parque oferece, os visitantes podem pedalar por uma ciclovia, desfrutar da pista de cooper e até mesmo surfar no rio Isar. Além disso, outra super atração do Englisch Garten é o Biergarten (Jardim de Cerveja) de Munique, o segundo maior do mundo com 7 mil lugares. Definitivamente, uma atividade obrigatória na sua lista de o que fazer em Munique para que a sua experiência na cidade seja completa.

o-que-fazer-em-munique-e-garten
Antes de tudo, aproveite uma tarde relaxante no Englisch Garten. (Foto: Divulgação/Presseamt München)

Leia mais:

Olympiapark

Este o parque que sediou os Jogos Olímpicos de 1972. Ou seja, espaço para lazer e a prática de esportes é o que não falta. Dentro do parque há piscinas, ciclovias e um estádio de futebol, entre outras atrações que são abertas à população e aos turistas desde o fim das Olimpíadas. Ainda nos arredores do parque fica a Torre Olímpica, onde é possível subir para ver a cidade de cima. Por este motivo, tanto o Olympiapark quanto a Torre Olímpica se tornaram importantes pontos turísticos de Munique.

Olympiapark
O Parque Olímpico de Munique. (Foto: Peri Stojni/Unsplash)

Palácio de Nymphenburg

Mais um item fundamental no roteiro de quem visita Munique é o Palácio de Nymphenburg, especialmente se a visita for durante o verão. Construído em 1664, este enorme complexo de arquitetura barroca é cercado por uma natureza deslumbrante e foi residência de verão da família real da Baviera. Também foi ali que nasceu Luís II, o famoso “Rei Louco”. Só esses motivos já tornam o Palácio uma das melhores atrações de Munique e também uma das mais procuradas por locais e turistas. Mas não para por aí.

Há diversos museus e palacetes espalhados pelo complexo. Um dos destaques é o Museu das Carruagens, que exibe as carruagens e trenós utilizados pela família real. Além disso, há o imenso jardim principal do palácio, o Jardim Botânico de Munique e um canal gigantesco que corta as dependências de Nymphenburg. Inclusive o passeio de gôndola pelo canal é uma atividade imperdível para fazer em Munique durante o verão europeu. A duração é de 30 minutos e clima é de pura tranquilidade e romantismo.

o-que-fazer-em-munique-nymphenburg-palace
Sem dúvida, o Palácio de Nymphenburg é um dos mais deslumbrantes da Europa. (Foto: Luis Fernando Felipe Alves/Unsplash)

Castelo de Neuschwanstein

Um dos principais cartões postais da Alemanha, o Castelo de Neuschwanstein não pode faltar na lista de coisas para fazer em Munique de qualquer viajante. Localizado na vila Schwangau, há duas horas da cidade, ele é um dos pontos turísticos mais visitados do país, recebendo cerca de 1,4 milhões de visitantes por ano.

As razões para o seu sucesso são diversas. Em primeiro lugar, a sua grandiosidade, beleza e imponência inegáveis. Em segundo lugar, a sua localização privilegiada, com os alpes no fundo, que forma um cenário deslumbrante. Por fim, aparecem dois fatos curiosos: o primeiro é que este era o castelo do “Rei Louco”, o segundo é que o Castelo de Neuschwanstein serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela de Walt Disney.

castelo-de-neuschwanstein
O belo Castelo de Neuschwanstein sob o pôr do sol de Munique. (Foto: Johannes Plenio/Unsplash)

Viaje para a Alemanha com a Mar-Tha Rio!

Para uma viagem personalizada, fale com a nossa equipe de consultoras.

O que fazer em Munique além dos pontos turísticos históricos?

Oktoberfest

Impossível falar de Munique sem falar de Oktoberfest. Mundialmente conhecido por ser o maior festival de cerveja do planeta e a maior festa popular da Alemanha, a Oktoberfest é uma experiência que deve ser vivida pelo menos uma vez na vida. Com mais de 200 anos de existência, a festa surgiu no casamento do Príncipe Luís I da Baviera e Teresa da Saxônia em 1810. Desde então, só deixou de ser celebrada em 24 ocasiões, entre elas os períodos de guerra.

Todos os anos, cerca de sete milhões de pessoas se reúnem para celebrar a Oktoberfest. Como manda a tradição, o evento começa com os proprietários de cervejarias chegando escoltados por carroças carregadas de cervejas. O responsável por abrir o primeiro barril é o prefeito da cidade, que faz um desfile em roupas típicas na sequência. Depois, a festança está oficialmente liberada e os visitantes estão livres para experimentar quantos litros de cerveja forem capazes de aguentar.

Além disso, há muita comida, brinquedos e até espetáculos de música polca para completar a experiência que dura de 16 a 18 dias. Em 2020, a Oktoberfest acontece de 19 de setembro a 4 de outubro.

Fábricas de cerveja e degustação

Terra da cerveja, a Baviera é o lar de tradicionais fábricas de cervejarias, que oferecem tours guiados com direito a degustação. Assim, as cervejarias se tornaram uma das principais atrações de Munique e também são fundamentais para um experiência completa na cidade alemã. Entre as principais cervejarias onde é possível agendar uma visita está a Weihenstephane, considerada a cerveja mais antiga do mundo.

Para mais dicas de melhores destinos e atrações do mundo inteiro, acompanhe a Mar-Tha Rio nas redes sociais! 

 Mar-Tha Rio no Facebook

 Mar-Tha Rio no Instagram

     
Abrir Chat
Share via
Copy link
Powered by Social Snap