(21) 2545-2599   |   (21) 98420-3655         

Vai viajar para a Europa? Saiba tudo sobre o visto ETIAS

Vai viajar para a Europa? Saiba tudo sobre o visto ETIAS

Você sabe o que é o visto ETIAS? A partir de 2021, turistas brasileiros que desejarem viajar para a Europa por um período de até 90 dias precisarão se cadastrar no sistema ETIAS para entrar e viajar por todos os países do Espaço Schengen, inclusive menores de 18 anos. O visto de viagem ETIAS será válido tanto para o turismo quanto para viagens de negócios (desde que não haja remuneração) pela Europa. Entenda como solicitar o visto ETIAS e como funcionará este novo sistema de autorização de viagem.

O que é o visto ETIAS?

O visto ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, é uma espécie de visto eletrônico. Além dos brasileiros, cidadãos de outras 60 nacionalidades precisarão desta autorização, como por exemplo canadenses, americanos, australianos e latino-americanos.

Este sistema visa garantir, acima de tudo, a segurança das fronteiras europeias, especialmente nos países que fazem parte do Acordo de Schengen. Vale lembrar que o Acordo de Schengen, ou Espaço Schengen, é uma política de abertura de fronteiras entre grande parte dos países europeus. Este acordo garante, principalmente, a livre circulação de pessoas e mercadorias entre os países signatários.

visto ETIAS - o que é o visto ETIAS - brasileiros viajar para a Europa - Espaço Schengen - seguro viagem para a Europa
O primeiro passo para solicitar o visto ETIAS é o preenchimento do formulário online

Como solicitar o visto ETIAS?

A boa notícia é que o processo de solicitação do visto ETIAS será totalmente online, ou seja, não será necessário que o solicitante se dirija até uma embaixada ou consulado. Para solicitar esta autorização de viagem para a Europa, bastará apenas que os interessados cadastrem seus dados no sistema ETIAS, preencham o formulário e, em seguida, paguem a taxa de processamento antes de seguir viagem rumo ao velho continente. A princípio, o valor desta taxa será de 7 EUR. Entretanto, menores de idade estão isentos deste valor, mas não da obrigatoriedade da autorização de viagem. O pedido deverá ser processado em um prazo de até 72 horas, que serão contadas a partir da identificação de pagamento da referida taxa.

Será necessário informar nome, sobrenome, data e local de nascimento, país de nascimento, endereço, e-mail, bem como um telefone de contato. Além disso, o viajante deverá informar neste formulário qual país de entrada (ou países) pretende visitar dentro do Espaço Schengen. O único documento exigido será o passaporte do viajante, que precisará estar em dia, ou seja, com validade superior a 3 meses. Caso contrário, o viajante precisará solicitar a emissão de um novo passaporte.

As informações obtidas serão processadas automaticamente em uma base de dados de segurança, já que o objetivo deste trâmite é prevenir possíveis riscos de segurança, bem como a imigração ilegal. Contudo, é esperado que o sistema ETIAS aprove a grande maioria das autorizações quase imediatamente. Após o processamento e análise destas informações, caso aprovado, o viajante receberá o visto ETIAS diretamente em seu e-mail. Por outro lado, caso haja algum empecilho e o viajante não consiga a aprovação, o sistema encaminhará via e-mail uma explicação sobre o motivo da negativa do visto, cabendo recurso.

LEIA MAIS:

 

visto ETIAS - o que é o visto ETIAS - brasileiros viajar para a Europa - Espaço Schengen - seguro viagem para a Europa
O Acordo de Schengen é uma política de abertura de fronteiras que envolve grande parte dos países europeus

Veja abaixo a relação dos 26 destinos dentro do Espaço Schengen que passarão a exigir a autorização de viagem ETIAS em 2021:

 

Alemanha Grécia
Noruega Áustria
Hungria Polônia
Bélgica Holanda
Portugal Dinamarca
Itália República Tcheca
Eslovênia Letônia
Suíça Espanha
Liechtenstein Malta
Estônia Lituânia
Mônaco Finlândia
Luxemburgo San Marino
França Vaticano

Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.

Como solicitar a extensão do visto ETIAS?

Ao encerrar o período de 90 dias, os viajantes precisarão esperar outros 90 dias para poder voltar ao Espaço Schengen. Para prolongar a sua estadia na Europa, o viajante poderá intercalar sua viagem com outros países europeus que não façam parte deste acordo, como por exemplo o Reino Unido, ou seja, InglaterraIrlanda do NorteEscócia e País de Gales, bem como a Irlanda.

Contudo, haverá ainda a possibilidade de solicitar uma extensão do visto ETIAS para permanecer em um dos países do Espaço Schengen, mas cada país possui suas próprias regras. Neste caso, bastará contactar a embaixada e as autoridades do país que tenha decidido permanecer para dar entrada nos trâmites necessários para obter um visto ETIAS de longa duração.

Mais informações poderão ser obtidas através do site: www.etiaseu.com.br.

Informações Úteis:

  • No caso de menores de 18 anos, quem deverá solicitar o visto ETIAS será seu representante legal;
  • O visto ETIAS terá validade de 3 anos;
  • É recomendado que o viajante leve consigo uma cópia da autorização de viagem, principalmente durante o tempo que permanecer viajando pelo Espaço Schengen;
  • É importante ressaltar que que nem todos os países europeus fazem parte do Acordo de Schengen, assim como nem todos os países do Acordo de Schengen fazem parte da Europa;
  • Solicite o visto ETIAS com certa antecedência, para que possíveis contratempos possam ser evitados;
  • Se você possui dupla cidadania, poderá solicitar a autorização de viagem ETIAS com qualquer passaporte válido, desde que o país seja elegível para o programa de visto ETIAS;
  • Não esqueça que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Por isso, ao planejar uma viagem, garanta sua tranquilidade e segurança com um bom seguro que ofereça cobertura para despesas médicas e hospitalares. A Mar-Tha Rio oferece seguros que proporcionam o melhor serviço para viajantes do mundo inteiro. Faça já uma cotação clicando aqui.

Gostou desta matéria? Compartilhe nosso conteúdo com outras pessoas utilizando os botões no canto direito da tela. Acompanhe a Mar-Tha Rio nas redes sociais! 

 Mar-Tha Rio no Facebook

 Mar-Tha rio no Instagram

Post relacionado
montreal-topo
10 pontos turísticos em Montreal para você conhecer

Tempo de leitura: 6 minutos Considerada como uma das cidades mais belas e fascinantes da América do Norte, Montreal, município de Quebec, no Canadá, é uma cidade vibrante e cosmopolita. Neste artigo, listamos 10 pontos turísticos em Montreal para você conhecer. Confira! Sobre Montreal Montreal é um mix de diferentes culturas – não apenas a que foi deixada pelos colonizadores […]

Leia mais
feiras de natal nova york - christmas markets
10 atrações para você aproveitar dezembro em Nova York

Tempo de leitura: 5 minutos O mês de dezembro em Nova York é sinônimo de árvores de natal deslumbrantes, muitas luzes coloridas, e várias feiras natalinas, conhecidas por lá como Christmas Markets. Estas feiras são repletas de ítens de decoração, produtos artesanais, bem como comidas e bebidas da estação. Como esta é uma época em que a cidade está começando […]

Leia mais
como tirar o visto para os Estados Unidos - como funciona a entrevista - formulário DS-160 - processo para tirar o visto americano - documentos necessários para tirar o visto
Como tirar o visto para os Estados Unidos

Tempo de leitura: 4 minutos Quer saber como tirar o visto para os Estados Unidos? Estar preparado e conhecer bem todo o processo para o preenchimento do formulário DS-160 e para a entrevista é fundamental, além de ser uma excelente forma de aumentar as chances de ser bem-sucedido. Confira nosso passo a passo com informações úteis para brasileiros que desejam […]

Leia mais
Share via
Copy link
Powered by Social Snap