Vai viajar para a Europa? Saiba tudo sobre o visto ETIAS
Você sabe o que é o visto ETIAS? A partir de 2021, turistas brasileiros que desejarem viajar para a Europa por um período de até 90 dias precisarão se cadastrar no sistema ETIAS para entrar e viajar por todos os países do Espaço Schengen, inclusive menores de 18 anos. O visto de viagem ETIAS será válido tanto para o turismo quanto para viagens de negócios (desde que não haja remuneração) pela Europa. Entenda como solicitar o visto ETIAS e como funcionará este novo sistema de autorização de viagem.
O que é o visto ETIAS?
O visto ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, é uma espécie de visto eletrônico. Além dos brasileiros, cidadãos de outras 60 nacionalidades precisarão desta autorização, como por exemplo canadenses, americanos, australianos e latino-americanos.
Este sistema visa garantir, acima de tudo, a segurança das fronteiras europeias, especialmente nos países que fazem parte do Acordo de Schengen. Vale lembrar que o Acordo de Schengen, ou Espaço Schengen, é uma política de abertura de fronteiras entre grande parte dos países europeus. Este acordo garante, principalmente, a livre circulação de pessoas e mercadorias entre os países signatários.
Como solicitar o visto ETIAS?
A boa notícia é que o processo de solicitação do visto ETIAS será totalmente online, ou seja, não será necessário que o solicitante se dirija até uma embaixada ou consulado. Para solicitar esta autorização de viagem para a Europa, bastará apenas que os interessados cadastrem seus dados no sistema ETIAS, preencham o formulário e, em seguida, paguem a taxa de processamento antes de seguir viagem rumo ao velho continente. A princípio, o valor desta taxa será de 7 EUR. Entretanto, menores de idade estão isentos deste valor, mas não da obrigatoriedade da autorização de viagem. O pedido deverá ser processado em um prazo de até 72 horas, que serão contadas a partir da identificação de pagamento da referida taxa.
Será necessário informar nome, sobrenome, data e local de nascimento, país de nascimento, endereço, e-mail, bem como um telefone de contato. Além disso, o viajante deverá informar neste formulário qual país de entrada (ou países) pretende visitar dentro do Espaço Schengen. O único documento exigido será o passaporte do viajante, que precisará estar em dia, ou seja, com validade superior a 3 meses. Caso contrário, o viajante precisará solicitar a emissão de um novo passaporte.
As informações obtidas serão processadas automaticamente em uma base de dados de segurança, já que o objetivo deste trâmite é prevenir possíveis riscos de segurança, bem como a imigração ilegal. Contudo, é esperado que o sistema ETIAS aprove a grande maioria das autorizações quase imediatamente. Após o processamento e análise destas informações, caso aprovado, o viajante receberá o visto ETIAS diretamente em seu e-mail. Por outro lado, caso haja algum empecilho e o viajante não consiga a aprovação, o sistema encaminhará via e-mail uma explicação sobre o motivo da negativa do visto, cabendo recurso.
LEIA MAIS:
- Curiosidades sobre a culinária italiana
- Os 10 lugares mais bonitos da Itália
- O que fazer em Barcelona: 10 experiências imperdíveis
- Entenda tudo sobre gorjetas no exterior
- Viaje por Provence e seus belos campos de lavanda
- Budapeste: o melhor destino turístico europeu de 2019
Veja abaixo a relação dos 26 destinos dentro do Espaço Schengen que passarão a exigir a autorização de viagem ETIAS em 2021:
Bulgária, Romênia, Croácia e Chipre estão em fase de implementação do acordo.
Como solicitar a extensão do visto ETIAS?
Ao encerrar o período de 90 dias, os viajantes precisarão esperar outros 90 dias para poder voltar ao Espaço Schengen. Para prolongar a sua estadia na Europa, o viajante poderá intercalar sua viagem com outros países europeus que não façam parte deste acordo, como por exemplo o Reino Unido, ou seja, Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales, bem como a Irlanda.
Contudo, haverá ainda a possibilidade de solicitar uma extensão do visto ETIAS para permanecer em um dos países do Espaço Schengen, mas cada país possui suas próprias regras. Neste caso, bastará contactar a embaixada e as autoridades do país que tenha decidido permanecer para dar entrada nos trâmites necessários para obter um visto ETIAS de longa duração.
Mais informações poderão ser obtidas através do site: www.etiaseu.com.br.
Informações Úteis:
- No caso de menores de 18 anos, quem deverá solicitar o visto ETIAS será seu representante legal;
- O visto ETIAS terá validade de 3 anos;
- É recomendado que o viajante leve consigo uma cópia da autorização de viagem, principalmente durante o tempo que permanecer viajando pelo Espaço Schengen;
- É importante ressaltar que que nem todos os países europeus fazem parte do Acordo de Schengen, assim como nem todos os países do Acordo de Schengen fazem parte da Europa;
- Solicite o visto ETIAS com certa antecedência, para que possíveis contratempos possam ser evitados;
- Se você possui dupla cidadania, poderá solicitar a autorização de viagem ETIAS com qualquer passaporte válido, desde que o país seja elegível para o programa de visto ETIAS;
- Não esqueça que o seguro viagem para a Europa é obrigatório. Por isso, ao planejar uma viagem, garanta sua tranquilidade e segurança com um bom seguro que ofereça cobertura para despesas médicas e hospitalares. A Mar-Tha Rio oferece seguros que proporcionam o melhor serviço para viajantes do mundo inteiro. Faça já uma cotação clicando aqui.