: UTC-6
: Maya Chan Beach (Mahahual)
: 282 habitantes

Sobre Costa Maya

Costa Maya

Costa Maya é uma pequena região turística no município de Othón P. Blanco, no estado de Quintana Roo, no México. É o único estado do país delimitado pelo mar do Caribe a leste.

Este município está perto de Chetumal (capital do estado) na fronteira com Belize. A área geralmente não é desenvolvida, mas vem crescendo rapidamente após a construção de um cais para navios de cruzeiro.

Também chamada Costamafia ou Costa Mucho pelos habitantes locais, é uma subdivisão perto da aldeia real de Mahahual. Outro bairro notável para visitar é o famoso 55, onde todos os moradores vivem.

A praia se estende fisicamente de Xcalak, no sul até a fronteira sul de Sian Ka'an, no norte. Xcalak fica a aproximadamente 60 km ao sul do porto de cruzeiros da Costa Maya.

Já a vila de pescadores de Mahahual fica a apenas 3 km de distância. Os cruzeiros podem ser facilmente vistos a partir da aldeia.

Mahahual tem praias de areia macia, palmeiras com palha e um recife de coral a uma curta distância, chamado Banco Chinchorro, bem como vários bares, restaurantes e lojas.

O porto da Costa Maya tem um novo e moderno shopping comercial, com praça central, piscinas de água salgada e barras de "swim-up". Além lojas de jóias e muitas pequenas lojas que vendem itens de lembrança ubíquos.Geralmente, é aberto apenas aos passageiros do navio de cruzeiro.

Costa Maya é o porto de acesso mais próximo de muitas das ruínas maias menos conhecidas no Yucatán, incluindo Chacchoben e Kohunlich.

O porto sofreu fortes danos devido ao furacão Dean em agosto de 2007. Isso incluiu o cais projetado para navios de cruzeiro.