: GMT -6
: Isla Janitzio
: Espanhol mexicano

Sobre Pátzcuaro

Pátzcuaro

Pátzcuaro é um município do estado de Michoacán, no México. Em 2005, o município possuía um total de 79.868 habitantes. Pátzcuaro conserva o seu traçado original renascentista. A sua catedral, a basílica de Santa Maria da Saúde, possui cinco naves, uma para cada língua indígena.

O seu fundador, Vasco de Quiroga, está enterrado no altar, ao lado de uma virgem feita de massa de milho e orquídeas.

Pátzcuaro e a área do lago circundante tem uma das mais conhecidas celebrações do Dia dos Mortos no México. Os mercados de catering para o Dia dos Mortos abundam em todo o Michoacán, mas o melhor do que se tem está no mercado na praça principal de Pátzcuaro.

Aqui está uma das principais competições de artesanato do ano. O Dia dos Mortos é celebrado muito intensamente nas cidades e aldeias ao redor do Lago Pátzcuaro.

Os preparativos incluem a maior limpeza e reparação dos cemitérios locais e a criação de arcos floridos para os portões dos atriums das igrejas locais.

Estes são feitos com uma flor chamada cempasúchil , relacionada ao crisântemo. No início da manhã de 1º de novembro, a "velação de la angelitos" para honrar as crianças que morreram durante o ano anterior.

Isso geralmente é feito nos cemitérios locais. Durante este dia também é um evento chamado "teruscan", no qual as crianças correm pela cidade "roubando" espigas, abóbora e chayotes dos telhados das casas dos vizinhos. O alimento roubado é levado ao centro comunitário para ser preparado para alimentar a comunidade.