: GMT -6
: Praça da Paz
: Espanhol mexicano

Sobre Guanajuato

Guanajuato

Guanajuato é uma cidade mexicana, capital do estado de Guanajuato. Tem atualmente 72 237 habitantes. Sua origem é pré-colombiana. Os astecas a chamavam "Paxtitlan", o que quer dizer "palheiro", mas o nome popular vem da língua purépecha.

"Quanaxhuato" quer dizer "lugar cheio de rãs". Na religião nativa, o sapo representa o deus da sabedoria. As minas de ouro e prata foram a principal riqueza da cidade e da região.

Na guerra da independência Miguel Hidalgo liderou uma importante batalha. Há uma importante atividade universitária, e é a sede do Festival Internacional Cervantino.

Embora seja a capital do estado, é apenas a quinta maior cidade do estado, atrás de Léon, Irapuato, Celaya e Salamanca. A população do censo de 2005 foi 70.798 pessoas na cidade.

É também o nome do município em torno da qual a cidade é a sede municipal. O município tinha uma população de 157.956 e uma extensão de área de 996,74 km ².

A cidade de Guanajuato fica perto da borda oeste do município, que inclui numerosas pequenas comunidades periféricas, a maior das quais são Marfil, Yerbabuena, e Santa Teresa.