Sobre Coyoacán
Coyoacán
Coyoacán refere-se a um dos 16 bairros do Distrito Federal da Cidade do México, bem como a antiga vila que é agora o "centro histórico" do município.
O nome vem de náhuatl e provavelmente significa "lugar de coiotes". Quando os astecas nomearam uma vila pré-hispânica na margem sul do lago Texcoco, que era dominada pelo povo Tepanec.
Contra a dominação asteca, essas pessoas receberam Hernán Cortés e os espanhóis, que usaram a área como sede durante a conquista espanhola do Império Asteca.
A aldeia, mais tarde, município de Coyoacan permaneceu completamente independente da Cidade do México durante o período colonial até o século XIX.
Em 1857, a área foi incorporada no Distrito Federal quando esse distrito foi expandido. Em 1928, o bairro foi criado quando o Distrito Federal foi dividido em dezesseis bairros.
A expansão urbana da Cidade do México atingiu o município em meados do século 20, transformando fazendas, ex-lagos e florestas em áreas desenvolvidas, mas muitas das antigas aldeias mantiveram seus layouts, praças e ruas estreitas originais e conservaram estruturas construídas a partir do 16 até o início do século XX.
Isso fez com que o bairro de Coyoacan, especialmente seu centro histórico, fosse um lugar popular para visitar nos fins de semana.